domingo, 24 de junho de 2012

A viagem, segundo meus alunos(a)s


Fotos: Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Textos: dos alunos e alunas do primeiro semestre de Lazer e Turismo da EACH-USP, devidamente identificado(a)s.
  
Tenho uma disciplina chamada História da Cultura, do Lazer e do Turismo, ministrada no primeiro semestre de Lazer e Turismo, na EACH-USP. É uma viagem pelo sentido e significado da viagem, desde os primórdios mitológicos, religiosos e filosóficos passando pela arte em geral, literatura e todo tipo de relato relacionado às viagens. 



Nesse semestre corrigi 152 provas, dos períodos vespertino e noturno, e selecionei alguns trechos que acho interessante partilhar para que você veja como quatro meses de delírios e reflexões podem gerar algumas linhas plenas de saber e sabor, espontaneidade e constatações que envolvem a própria trajetória pessoal e os desafios de cada um na vida acadêmica, profissional e na sua existência em geral. Nem todos os trechos interessantes de outras provas aqui estão, o material é vasto e a seleção não foi muito apurada. Mas ficam aqui alguns dos bons pensamentos e sentimentos sobre a viagem e viajantes.

Meus agradecimentos às turmas que pensaram e escreveram coisas descoladas e refletidas sobre o ato de viajar, conhecer o mundo e conhecer a si mesmo. Nem todos aproveitam essas facetas possibilitadas pelos deslocamentos e jornadas afinal, como diz o velho ditado, “não é porque um jumento viaja que ele volta um corcel”.




Acreditando que a poesia é a grande vitamina da alma, fico com os sussurros de Carlos Drummond de Andrade:

‘... Restam outros sistemas fora do solar a colonizar.
Ao acabarem todos,
só resta ao homem (estará equipado?),
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo.”
 Fernanda Lopes Sortanji


A viagem representa a busca, a consciência de si mesmo no universo. O auto-conhecimento doutrina o olhar que se torna capaz de discernir sobre o mundo que o cerca. Porém o deslocamento não é sinônimo de auto-conhecimento. Para isso é necessário que o indivíduo esteja preparado e disposto a lidar com os ciclopes que poderá encontrar dentro de si. Nem sempre essa disposição existe.”
 Tatiani Ribeiro



“Para mim, um dos significados da viagem é o do auto-conhecimento, o momento que podemos tirar para nos organizarmos interiormente, colocar pensamentos em ordem, como também o momento de conhecer novas pessoas, histórias, lugares e paisagens...”
 Lucas Soares Brito Marques
  

“A viagem é necessária, é vivida, é uma experiência única; ela transforma, dá-nos o poder da possibilidade da metamorfose. ... A viagem é o nosso portal, não místico, mas ainda assim desconhecido e excitante.”
 Pablo Marcelo Pereira



“Contudo, a viagem é tão somente uma busca interminável pelos saberes que nos trazem a realização pessoal, que nos fazem aceitar como somos, agregando a nossa própria história e as experiências que se tornam riquezas no decorrer da trajetória de nossas vidas.”
 Marcelo Cordeiro de Oliveira



“Para se ter uma grande viagem como uma grande experiência, é necessário uma série de atitudes e saberes. A viagem precisa superar a banalidade, os aspectos triviais, estereotipados e convencionais e estruturar-se como uma experiência que nasça de uma riqueza pessoal do viajante em busca de momentos e lugares que enriqueçam sua história. Que seja algo sem retorno, levando ao auto-conhecimento e maior consciência das possibilidades e limitações, vitórias e derrotas. A busca do eu interior desconhecido.”
 Jaqueline Letícia Mesquita Silva

 “Muito além das águas e terras místicas, do imaginário mítico grego, bíblico, romano, italiano, das peregrinações e viagens pelas paisagens, esta matéria está nos fornecendo embasamento para criarmos nossas próprias experiências.”
 Stephannie Aoki Bezerra



“E por termos uma única vida, limitada, é preciso deixar de lado o apego pelo mundo, pela família, e ter a atitude de escolher com discernimento o que é melhor para si. Permita-se vivenciar momentos que mostrarão o que você realmente é, seus valores, defeitos; mesmo que algumas descobertas o assustem, elas são importantes ao serem reveladas.”
 Camila Carvalho Setuval


“No início do curso meu conceito de viagem era diferente, eu acreditava que viajar era somente visitar lugares, descansar e ter prazer. Agora vejo como uma busca pelo auto-conhecimento onde podemos passar por situações e adquirir sabedoria que não teríamos em nossas casas, em nossa zona de conforto.”
 Claudia Sayuri Zamami



“Sou uma viajante rouca, pois gritei a minha liberdade e cá estou eu em busca da voz, da vida, do sentir que já possuo. Mas sou incompreendida. Insatisfeita. Eterna insatisfação. Eu quero sempre mais.”
 Vanessa Souza Fiore

  
“A experiência de você entrar em contato consigo mesmo é muito clara... O prazer meio que some e o medo junto da emoção que com ele vem, aparece de forma que não é colocada para fora, externalizada. É uma espécie de euforia intensa combinada com um turbilhão de emoções internas. É o ser humano realmente entrando em contato consigo, só e desprotegido e, apesar de o medo remeter a um sentimento ruim, o resultado disso é maravilhoso.”
 Gabriela de Mesquita

  
“A viagem é um encontro consigo mesmo, com sua história e suas memórias e para isso é preciso coragem.”
 Giulia Cescatto Berti


Nenhum comentário: