quarta-feira, 13 de junho de 2012

EACH - USP: o início de uma tradição

A EACH, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, ou USP-Leste, é jovem. Seu projeto é de 2003 e sua estréia aconteceu em fevereiro de 2005.


Apesar de sua recente história, a nova unidade da USP se insere no contexto de uma Universidade com quase oitenta anos. A maioria dos seus 260 professores (100% doutores) é jovem e ingressou na nova unidade. Mas alguns professores vieram do Butantã já com uma carreira consolidada, portanto não é estranho que já aconteçam os processos de aposentadoria, um momento na carreira acadêmica que deve ser valorizado e reconhecido.


Foi o que aconteceu hoje (quarta-feira) quando a Congregação da EACH homenageou três recém-aposentados, os professores doutores Manoel Cabral, Dante de Rose Junior e Waldir Mantovani.


Uma unidade acostumada a olhar sempre para o futuro também precisa preservar a sua história, a memória dos fatos e das pessoas que possibilitaram a implementação do projeto.



O vice-diretor, Edson Leite (esq) e o diretor, José Boueri, presidiram a 47ª Reunião Ordinária da Congregação que terminou marcada pela homenagem. Foi uma das reuniões significativas, um dos belos momentos solenes da EACH.


Docentes, funcionários e alunos foram cumprimentar os veteranos mestres.


Manoel Cabral (professor associado) veio da ESALQ, a USP de Piracicaba, forte nas áreas de agronomia e ciências da terra.


Waldir Mantovani (professor titular) é especialista em meio ambiente e, apesar de aposentado, continuará a atuar no mestrado e doutorado na EACH.



Dante de Rose Junior (professor titular) é da área de Educação Física, especializado em basquete e corinthiano incurável. Foi o primeiro diretor eleito da EACH e fez várias amizades por lá, especialmente com nossa turma de Lazer e Turismo. Também continuará atuando em cursos, palestras e dando palpites no futebol e no basquete, esportes que adora.



Todos fizeram breves e significativos discursos, com humor e ironia que caracteriza gente inteligente e de bem com a vida.


Levaram um diploma de reconhecimento pelos seus serviços e atenções que deixaram na Universidade. Perceberam que fizeram alguma diferença na história e nos processos de uma instituição. Isso bem vale uma carreira.


Entre essa moçada que começa sua vida acadêmica e a maturidade de uma longa carreira bem curtida, há muita vida, brigas, amores, risadas, atritos, estudos, pesquisas, festas e um mundo a ser explorado.

Nenhum comentário: