terça-feira, 1 de março de 2011

EACH e a Resolução de Problemas - bons exemplos

A proposta pedagógica da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (USP-Leste) tem algumas especificidades. Os dez cursos e os cinco programas de mestrado não se estruturam em departamentos, por exemplo, e a graduação possui uma série de disciplinas e atividades denominadas Ciclo Básico.


Uma das atividades é Resolução de Problemas (Problem Based Learning). As turmas são subdivididas em pequenas equipes e discutem um tema proposto para o semestre, mas de acordo com o enfoque de seu curso e interesses de pesquisa.


Os doze alunos têm um monitor que os acompanha ao longo da pesquisa até a apresentação final. Um produto da pesquisa são os posters e agora eles estão expostos na área em frente à biblioteca.


É uma oportunidade de a comunidade acadêmica e a sociedade terem contato com a primeira produção científica dos alunos da EACH.


A seguir alguns exemplos das pesquisas realizadas no ano passado. Para ampliar a imagem clique na foto com o mouse.






As pessoas podem comparar e conhecer os diversos enfoques que as equipes deram aos problemas propostos para serem conhecidos, refletidos e equacionados (não quer dizer resolvidos, mas compreendidos através de um método científico e com bases conceituais).
















Algumas dessas pesquisas iniciais passam por de um estudo mais longo e profundo e podem se transformar em Trabalhos de Conclusão de Curso, pesquisa de iniciação científica, em um artigo acadêmico ou em um tema que envolva várias pessoas. Espera-se que as pesquisas intervenham nas realidades sociais, econômicas e culturais locais ou regionais e possibilitem aos alunos um método de aprendizado mais amplo, interativo e profundo.

Nenhum comentário: