domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal nas minhas cidades: São Paulo e Campinas

É mais um tempo de Natal, das festas de final de ano, da gente encerrar as atividades costumeiras e se preparar para outros desafios e possibilidades.


É época de festas, de alterar o fluxo cotidiano para expressar a luz e as cores, de maneiras e formas diferentes. São Paulo, assim como outras cidades, se veste para os dias de exceção, caracterizados pelas comemorações cristãs e mercadológicas. Na avenida Paulista a festa acontece em grande estilo, seja de maneira institucional oi informal, como esse casal de Noéis altíssimos e alegrinhos.



O prédio do Bradesco Prime arrasou mais uma vez com seu coral ...


... e a decoração suntuosa, cheia de detalhes ...


... e  com uma árvore que encanta a avenida e as pessoas.



A esquina do Itaú Personallité também é tradicional, apesar de menos exuberante que o banco rival.



O Banco do Brasil, a rede Globo e a Prefeitura de São Paulo montaram esse imenso espaço sobre a avenida Paulista ...


... onde recepcionistas bem educados orientam as pessoas a entrarem no sonho para ver personagens, presentes e luzes que mudam completamente o visual da avenida.


Lá dentro reinam os sonhos dos natais passados e futuros, brasileiros e importados, cristão ou pagãos.


Ali perto, a monumental fachada de um prédio clássico também é decorada para a festa.


É o conjunto Nacional, um complexo de lojas, escritórios e apartamentos que domina o quarteirão entre a Paulista, Augusta e alameda Santos. Nos seus corredores internos, no térreo, sempre há exposições, lá está a primeira livraria Cultura, um passeio delicioso para qualquer dia.


O Natal muda um pouco os cenários urbanos funcionais e pragmáticos e coloca outras nuances na lógica da produção estruturada....


... inclusive com ópera e música ao vivo.


As pessoas param para vislumbrar a arte viva que remete a outros tempos e espaços, orientados pela estética e pela esperança.


Sobre multidões e marquises, sob paredões cristalizados, figuras natalinas se esparramam em poses solenes.


As pessoas sentem-se um pouco melhor ao emergir de suas preocupações rasteiras. A festa permite divagar e sonhar com tempos eternos e espaços absolutos.


Perto de São Paulo, em Campinas, o Natal também transforma interiores. Acima, um detalhe da árvore do Shopping Center Iguatemi.


Sob a cúpula de vidro da área nova, o shopping montou um complexo natalino...


... que vai do teto ao chão.


Uma pequena vila foi construída para excitar o imaginário natalino...


... com os caminhos das antigas ferrovias. Caminhos e trilhas, tudo sob orientação das estrelas, que como todos sabem, sempre indicam onde nasce cada vida nova que, por sua vez, transforma a história e seu sentido.

Nenhum comentário: