Um dos passeios mais legais dessas férias foi a visita ao Museu da TAM, em São Carlos, interior de São Paulo (240 Km de SP). É o maior museu do mundo pertencente a uma companhia aérea privada.

É um belíssimo espaço com 20 mil metros quadrados, mais de 70 aviões (originais ou réplicas) e um monte de informações e instalações bem estruturadas que mostram a história de uma das delícias criadas pelo ser humano: o prazer de voar. 

Cheguei ao museu com expectativa elevada, mas a realidade superou. O museu está muito bem estruturado, há educadores para atender ao público e o lugar poderia estar em qualquer país desenvolvido (conheço o museu da RAF, em Londres e o National Air and Space Museum, de Washington DC. O nosso não é tão grande, mas se equipara em competência museológica e na riqueza de acervo, o mais significativo da América Latina. 
 ..., desde os aviões mais recentes, como o Fokker F-100, da TAM, que usei na década de 1990, quando fazia as visitas pelo Ministério da Educação em faculdades de todo o Brasil ...
..., desde os aviões mais recentes, como o Fokker F-100, da TAM, que usei na década de 1990, quando fazia as visitas pelo Ministério da Educação em faculdades de todo o Brasil ... ... até a réplica do pouco conhecido Demoiselle 22, o mais elegante avião que Santos Dumont produziu.
... até a réplica do pouco conhecido Demoiselle 22, o mais elegante avião que Santos Dumont produziu. O lugar possui uma luz natural bem aproveitada ...
O lugar possui uma luz natural bem aproveitada ... ... e os displays valorizam as peças do acervo, como esse Vought F4U-1 Corsair, com asas dobráveis para ocupar menos espaço nos antigos porta-aviões.
... e os displays valorizam as peças do acervo, como esse Vought F4U-1 Corsair, com asas dobráveis para ocupar menos espaço nos antigos porta-aviões.  Sempre sonhei em voar nesse avião, uma preciosidade dos céus na década de 1940 mas nunca tinha visto um.
Sempre sonhei em voar nesse avião, uma preciosidade dos céus na década de 1940 mas nunca tinha visto um.
É o Lockheed - 049 Constellation que a Panair do Brasil possuía. Esse modelo, original, foi fabricado nos EUA em 1946 e ficou uns 30 anos abandonado no Paraguai até ser trazido para restauração e exposição. Pena que seu interior esteja vazio. Era um palacete voador intercontinental de seu tempo. Não custa lembrar que a Panair do Brasil foi fraudulentamente levada à falência pelo regime militar, em 1965, para que a antiga Varig fosse beneficiada. Deu no que deu...
 Há centenas de miniaturas, maquetes, pequenos componentes do mundo aeronáutico, todas organizadas em uma lúdica exposição.
Há centenas de miniaturas, maquetes, pequenos componentes do mundo aeronáutico, todas organizadas em uma lúdica exposição.
O piloto Milton Terra Verdi, no final de 1969, perdeu-se na Amazônia e fez uma aterrisagem com seu Cessna no cerrado boliviano, um verdadeiro deserto. Seu cunhado morreu uma semana depois mas ele sobreviveu por 70 dias, até morrer de fraqueza e deixar um emocionante diário para sua família que está reproduzido (em parte), no museu. O avião foi recuperado e instalado tematicamente, formando uma homenagem à Terra Verdi. 
 Outro laço saudoso de nossa história. Ayrton Senna pilotou esse Mirage da FAB, em 21 de março e 1989.
Outro laço saudoso de nossa história. Ayrton Senna pilotou esse Mirage da FAB, em 21 de março e 1989. Segundo a Wikipedia: Senta a Pua! é o símbolo e grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, tendo suas origens na Segunda Guerra Mundial.
O símbolo foi criado pelo então Capitão Aviador, depois Major-Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, Comandante da Esquadrilha Azul.
 Uma raridade, o MIG 21 soviético, um famoso caça dos tempos da Guerra fria.Há também MIGs 15 e 17 no museu.
Uma raridade, o MIG 21 soviético, um famoso caça dos tempos da Guerra fria.Há também MIGs 15 e 17 no museu. Uma pseudo-celebridade: o Airbus 330 que levou a Seleção Brasileira para a Copa, na África do Sul, sendo desmontado para inspeções de rotina. O museu está ao lado do Centro de Manutenção da TAM, em São Carlos (SP). Na época de revisões mais detalhadas os jatos ali ficam alguns dias e saem como novos.
Uma pseudo-celebridade: o Airbus 330 que levou a Seleção Brasileira para a Copa, na África do Sul, sendo desmontado para inspeções de rotina. O museu está ao lado do Centro de Manutenção da TAM, em São Carlos (SP). Na época de revisões mais detalhadas os jatos ali ficam alguns dias e saem como novos. 
Para encerrar, a frase do astronauta Michael Collins, da Apolo XI, sobre a beleza das viagens espaciais: "Penso que viagens futuras deveriam incluir um poeta, um religioso e um filósofo. Talvez assim possamos dar uma idéia melhor daquilo que vimos." Um dia eu conto para vocês. 
SERVIÇO
Horários: de quarta a domingo, das 10h às 16h. 
Admissões permitidas somente até às 15h.
Endereço: Rodovia SP-318, Km. 249,5 - CEP 13578-000
A lado do aeroporto de São Carlos, SP
Como chegar: saindo de São Paulo, vá pela rodovia Anhaguera ou Bandeirantes, depois entre na rodovia Washington Luís e use a saída 235-B. A museu fica no Km 249,5, a 14 Km da Washington Luís. 
Ingressos: R$ 25,00 por pessoa. Crianças até 6 anos, maiores de 65 anos, estudantes e professores pagam meia. 
Se você gosta de aviões não perca. É o melhor passeio em terra que você pode fazer pela aviação mundial.
www.museutam.com.br






 
 


2 comentários:
Olá, Luiz!
Trabalho no Museu Tam e fiquei muito feliz ao ler (e sintir) o quanto você gostou e aproveitou essa experiência, que é única, por mais que você visite!!! Só gostaria de fazer uma pequena correção sobre o valor do ingresso. Crianças de 0 a 6 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam! Professores, estudantes e idosos com idade entre 60 - 64 anos pagam meio ingresso: R$ 12,50.
Obrigada pelo carinho e nos sentiremos honrados em recebê-lo novamente!
Abraços
Olá, Luiz!
Trabalho no Museu Tam e fiquei muito feliz ao ler (e sintir) o quanto você gostou e aproveitou essa experiência, que é única, por mais que você visite!!! Só gostaria de fazer uma pequena correção sobre o valor do ingresso. Crianças de 0 a 6 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam! Professores, estudantes e idosos com idade entre 60 - 64 anos pagam meio ingresso: R$ 12,50.
Obrigada pelo carinho e nos sentiremos honrados em recebê-lo novamente!
Abraços
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