A APRECESP (Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo)
( http://www.aprecesp.com.br/ ) fez um acordo com a GTTP Brasil (Global Travel and Tourism Partnership) para uma série de encontros com os responsáveis pelas políticas públicas de turismo, dessas cidades, para incrementar a discussão e treinamento na área.
O Prefeito Edson nos recebeu com sua equipe e participantes das estâncias vizinhas (como Pereira Barreto e Presidente Epitácio) passaram o dia discutindo turismo, projetos e políticas para a área.
Ilha Solteira possui dois índices que revelam seu alto desenvolvimento: grande número de residências e estabelecimentos com ar-condicionado e excelente consumo de cerveja, afinal o calor do oeste paulista nada fica a dever para outros calores tropicais.
Esse é um dos acesso à Prainha, um local com ótima infraestrutura para banho, churrasco, camping e outras atividades de lazer.
As águas do Paraná são limpas, cristalinas e não focam frias nem nesta época do ano. No verão são um bálsamo para as altas temperaturas, juntamente com o ar-condicionado, as cervejas e os sorvetes.
Fui visitar a hidrelétrica de Ilha Solteira (3.444 MW instalados), a terceira maior do Brasil depois de Itaipu (14.000 MW) e Tucuruí (8.370 MW). São obras arquitetônicas e tecnológicas impressionantes.
Ao meu lado está o Secretário de Turismo, Darley Barros Junior. Estamos em frente a parte da turbina 1 de Ilha Solteira. Darley e Roque (da CESP) fizeram a gentileza de me acompanhar nessa visita.
Já visitem Itaipu por duas vezes e essa foi minha primeira visita à Ilha Solteira. Cada vez é como se fosse a primeira em termos de excitação, pois a escala humana torna-se ínfima ante a imensidão e a potência energética que exala dessas estruturas. O paredão da hidrelétrica em 40 metros de altura até a base e mais 32 metros até o fundo.
À noite Darlei e Alexandre presidente do Contur) nos levaram ao restaurante Beira Rio onde comemos uma peixada deliciosa e conversamos sobre as possibilidades e os limites do turismo naquela região. Sem contar as trocas de piadas e chistes que encheram a noite de lua nova, em um céu que nos lembrava claramente sermos habitantes da Via Láctea.
Na manhã seguinte fizemos um passeio técnico de barco pelo rio, mas isso é para a próxima postagem.
Deixo, em nome de nossa equipe, os agradecimentos pela gentileza e hospitalidade da Prefeitura de Ilha Solteira, especialmente ao Secretário de Turismo Darley e sua equipe.
Região Administrativa: Araçatuba
Região de Governo: Andradina
Aniversário: 15 de outubro
Santo Padroeiro: São Francisco de Assis
Prefeito: Edson Gomes – PP
Presidente da Câmara: Luís Otávio Collus de Paula – DEM
População: 25.144
Gentílico: Ilhense
Área Territorial: 659 km2 (urbana 4,30 km2)
IDH: 10º no Estado e 33º no país
Altitude: 347,361m
Coordenadas Geográficas: Longitude: 51º06’35’’W; Latitude: 20º38’44”S
localização:
A cidade de Ilha Solteira localiza-se no extremo noroeste do estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Limita-se, ao Norte, com Rubinéia; ao Sul, com Itapura; ao Leste, com Pereira Barreto; ao Oeste, com Selvíria; ao Nordeste, com Suzanápolis e ao Sudeste, com Andradina. Está a 680 km da capital.
Fonte:
http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/
2 comentários:
Da para acelerar os comentarios, ta parecendo obra do PAC...
Mariana, a gente se divertiu tanto por lá que nem deu para escrever. Espere a próxima postagem...
Postar um comentário