segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ilha Solteira (SP) - APRECESP

Nessa última segunda-feira demos o último curso da primeira série de atividades destinada à APRECESP.

A APRECESP (Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo)
( http://www.aprecesp.com.br/ ) fez um acordo com a GTTP Brasil (Global Travel and Tourism Partnership) para uma série de encontros com os responsáveis pelas políticas públicas de turismo, dessas cidades, para incrementar a discussão e treinamento na área.

Fechamos a primeira temporada em grande estilo, em Ilha Solteira, um lugar belíssimo a 680 km de São Paulo, à beira do Rio Paraná (acima), que divide SP de MS.

O Prefeito Edson nos recebeu com sua equipe e participantes das estâncias vizinhas (como Pereira Barreto e Presidente Epitácio) passaram o dia discutindo turismo, projetos e políticas para a área.

Ilha Solteira possui dois índices que revelam seu alto desenvolvimento: grande número de residências e estabelecimentos com ar-condicionado e excelente consumo de cerveja, afinal o calor do oeste paulista nada fica a dever para outros calores tropicais.


Esse é um dos acesso à Prainha, um local com ótima infraestrutura para banho, churrasco, camping e outras atividades de lazer.


As águas do Paraná são limpas, cristalinas e não focam frias nem nesta época do ano. No verão são um bálsamo para as altas temperaturas, juntamente com o ar-condicionado, as cervejas e os sorvetes.

Os professores de turismo Samira e Flávio participaram do encontro.

Ao meu lado o prefeito Edson Gomes (PP), Fernando Zuppo (Aprecesp) e os professores Karina Solha, Gleice Guerra e Marcelo Vilela.

Fui visitar a hidrelétrica de Ilha Solteira (3.444 MW instalados), a terceira maior do Brasil depois de Itaipu (14.000 MW) e Tucuruí (8.370 MW). São obras arquitetônicas e tecnológicas impressionantes.

Após girar as turbinas, as águas repousam entre as ciclópicas estruturas de concreto da base da hidrelétrica.

Em seu interior vinte turbinas geram, cada uma cerca de 150 MW, em um sistema que é constantemente monitorado, modernizado e informatizado.


Os pavilhões internos têm dois imensos andares que acomodam as vinte turbinas e as áreas de manutenção e acesso para todo o complexo.

Ao meu lado está o Secretário de Turismo, Darley Barros Junior. Estamos em frente a parte da turbina 1 de Ilha Solteira. Darley e Roque (da CESP) fizeram a gentileza de me acompanhar nessa visita.

Já visitem Itaipu por duas vezes e essa foi minha primeira visita à Ilha Solteira. Cada vez é como se fosse a primeira em termos de excitação, pois a escala humana torna-se ínfima ante a imensidão e a potência energética que exala dessas estruturas. O paredão da hidrelétrica em 40 metros de altura até a base e mais 32 metros até o fundo.

Essa é a vista que se tem da rodovia que liga SP e MS, que atravessa o topo da barragem.

Ao longo do rio, restaurantes, pesqueiros, praias e ranchos de veraneio vivem em meio à natureza e ao silêncio que envolve o céu, as matas e as águas ...

... uma imensa região no oeste de São Paulo pronta para ter o turismo desenvolvido.

À noite Darlei e Alexandre presidente do Contur) nos levaram ao restaurante Beira Rio onde comemos uma peixada deliciosa e conversamos sobre as possibilidades e os limites do turismo naquela região. Sem contar as trocas de piadas e chistes que encheram a noite de lua nova, em um céu que nos lembrava claramente sermos habitantes da Via Láctea.

Na manhã seguinte fizemos um passeio técnico de barco pelo rio, mas isso é para a próxima postagem.

Deixo, em nome de nossa equipe, os agradecimentos pela gentileza e hospitalidade da Prefeitura de Ilha Solteira, especialmente ao Secretário de Turismo Darley e sua equipe.

Informações Gerais de Ilha Solteira:
Região Administrativa: Araçatuba
Região de Governo: Andradina
Aniversário: 15 de outubro
Santo Padroeiro: São Francisco de Assis
Prefeito: Edson Gomes – PP
Presidente da Câmara: Luís Otávio Collus de Paula – DEM
População: 25.144
Gentílico: Ilhense
Área Territorial: 659 km2 (urbana 4,30 km2)
IDH: 10º no Estado e 33º no país
Altitude: 347,361m
Coordenadas Geográficas: Longitude: 51º06’35’’W; Latitude: 20º38’44”S


localização:
A cidade de Ilha Solteira localiza-se no extremo noroeste do estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Limita-se, ao Norte, com Rubinéia; ao Sul, com Itapura; ao Leste, com Pereira Barreto; ao Oeste, com Selvíria; ao Nordeste, com Suzanápolis e ao Sudeste, com Andradina. Está a 680 km da capital.


Fonte:
http://www.ilhasolteira.sp.gov.br/








2 comentários:

Mari Aldrigui disse...

Da para acelerar os comentarios, ta parecendo obra do PAC...

Luiz Trigo disse...

Mariana, a gente se divertiu tanto por lá que nem deu para escrever. Espere a próxima postagem...