terça-feira, 29 de setembro de 2009

Universidade Federal Fluminense - RJ

Um dia especial de trabalho começa com a vista de uma das mais belas cidades desses cantos da galáxia: Rio. Segunda-feira, 28, Alexandre Panosso e eu fomos dar uma palestra aos alunos(as) do curso de turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, além de fazermos o lançamento carioca de nosso livro Cenários do Turismo Brasileiro.

Vendo a cidade do alto, do mar, ou de suas praias e morros, só se pode torcer para que em 2016 muitos outros estrangeiros e brasileiros possam conhecê-la, em plenas Olimpíadas.

Bem acima da turbina do A-320 da TAM, a Ilha Fiscal, depois o centro do Rio e ao longe o skyline das montanhas com uma das sete maravilhas do mundo se destacando, o Corcovado, com 700 metros de altura.

E em frente ao Rio, está Niterói. Essa foto é do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, tendo ao fundo, do outro lado da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, construído a milhões de anos para fazer linha paralela com a obra de Oscar Niemayer. Em breve haverá uma postagem especial sobre o MAC Niterói.

O evento foi no campus Gragoatá da UFF, onde em breve ficará sediado o curso de turismo (ainda em outro campus). A UFF possui vários campi e unidades instaladas em prédios históricos de Niterói.

O campus é bem arborizado, amplo e...

... com uma vista escandalosamente ampla e bela da baía e do Rio de Janeiro, aqui visto em meio à bruma matinal.

Às margens da baía estão os lugares ideais para nefelibatas caminharem em seus passeios peripatéticos, desfrutando do prazer estético e da brisa. Do mar.

Foi um evento de dia inteiro. Aqui está um dos alunos (Erick) apresentando seu trabalho sobre Dubai.

Fomos muito bem recebidos pelos nossos colegas. Da esquerda: Alexandre (USP), ao lado dos colegas da UFF, professores Aguinaldo, Fábia e Telma.

Alunos e alunas do curso de turismo organizaram a logística do evento.

Panosso e eu tivemos uma longa e divertida conversa com a moçada, recheada de risadas, perguntas e reflexões nada convencionais sobre viagens, turismo, cultura, política e festas. A UFF é uma das três universidades públicas com ensino e pesquisa em turismo no RJ. As outras são a Unirio e a Universidade Rural Fluminense.

Depois da palestra assinamos vários exemplares de nosso livro e voltamos felizes para casa, através das duas pontes: Rio-Niterói e Rio-São Paulo.

2 comentários:

aguinaldo disse...

Prezado Trigo,
sua vinda e do Panosso foi muito curtida por aqui. Os alunos gostaram muito do que ouviram e, certamente, teremos assuntos para muitos papos de corredores.
Obrigado mais uma vez pela oportunidade.
Abraços meus e de toda a equipe do Turismo da UFF
Aguinaldo Fratucci

Ana Paula disse...

Triste fiquei eu, que não pude estar presente. Trigo, obrigada por sua força, presença e disponibilidade. Sua referência é importante para nós e ficamos felizes com o fato de os nossos alunos o terem conhecido pessoalmente. Abraço!