quinta-feira, 7 de maio de 2009

Recife (3) - e rolou a festa...

Na terça-feira à noite, dia 5, rolou a maior festa no Centro de Convenções de Recife.

Foi o I Seminário Pernambucano de Hospitalidade e Turismo (SEPEHTUR), realizado em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado e várias instituições de ensino ligadas a Gastronomia, Hotelaria, Eventos e Turismo. Tive a honra de ser convidado para uma palestra ao lado do Secretário de Turismo do estado.

Cerca de 1.400 pessoas lotaram o maior auditório do Centro de Convenções de Recife, o teatro Guararapes. As instituições de ensino superior levaram seus coordenadores(as), docentes e alunos(as) para assistir às palestras e ao show de abertura. Foi uma mostra de organização, mobilização e força de vontade acadêmica e profissional para que os setores de viagem e turismo e áreas afins sejam cada vez mais fortificados e que seus problemas possam ser equacionados e solucionados. 2014 está aí e o resto do futuro logo atrás.

Um show de música e danças locais (maracatus e sambas de roda) ...

... agitou o imenso palco e a multidão que assistia...

... a representação da cultura mais viva e pulsante que sai das ruas e praças, dos campos e praias de Pernambuco. 

O Secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, e eu demos as palestras da noite. Ele falou sobre os projetos do estado (www.empetur.com.br) e eu sobre os cenários e possibilidades para a área. O Secretário é muito respeitado e admirado pelo trade local e pelos estudantes e professores do estado, pela vontade política e apoio que dá aos profissionais e estudantes. Ele foi super-ovacionado ao ser apresentado à imensa platéia, algo não muito comum entre os políticos. O Seminário acertou ao chamar estudantes de várias áreas ligadas ao turismo, pois o dinamismo e a complexidade do trade exige muitas habilidades, competências e saberes. 

Diego (esquerda) é o Secretário de Turismo de Ipojuca, município onde estão algumas das belas praias do nordeste. Ele estava radiante com os resultados de 2009, nem sombra de crise no pedaço. Sérgio Leal (direita) é o novo Diretor de Turismo de Ipojuca. Sérgio retornou recentemente do Reino Unido onde fez o doutorado na Universidade de Surrey com o famoso John Tribe, que, por sua vez, já dançou forró com a gente em Fortaleza, em 2005. E o Tribe dançou na chuva, com a turma da EACH-USP.

A turma da pesada do turismo de Pernambuco: José Ricardo (esquerda), presidente da Empetur; Gilberto, Vice-Presidente da Empetur e mestre em Hotelaria e Turismo pela Univali-SC;  e Tomé, Secretário-adjunto da Secretaria de Turismo. 

E aqui, parte dos estagiários e funcionários do turismo pernambucano que me receberam com o maior carinho e competência em Recife. Voltei para São Paulo feliz e realizado pelo sucesso do evento e por perceber que o futuro do turismo do país está, pelo menos em alguns lugares, em mãos de pessoas que entenderam os desafios e possibilidades reais do turismo pós-industrial. 

Deixo aqui meus agradecimentos e reconhecimento ao setor público do turismo de Pernambuco, às escolas superiores de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos e ao trade local que apoiou a iniciativa. Fiquei hospedado no Mar Hotel, o qual recomendo tranquilamente.  

Valeu Recife (ainda tem uma postagem sobre a cidade, aguarde).

3 comentários:

Tomé Franca disse...

Mestre Trigo,
é com enorme entusiasmo que leio o texto postado no seu blog. As suas considerações sobre o nosso trabalho é uma motivação extraordinárias para todos nós que enfrentamos os desafios diários de posicionar cada vez melhor o estado de Pernambuco no cenário nacional e internacional do turismo.
Agradecemos o brilhantismo nas palavras proferidas no nosso I Sepehtur. Encaminho os agradecimentos dos coordenadores, professores e estudantes de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos (além de outros estudantes dos cursos de moda, jornalismo e administração, que também participaram do seminário, motivados pela sua palestra).
Aguardamos o seu retorno para novas aulas e como turista, claro. Pernambuco, é só chegar!

Wanderlei Queiroga disse...

Professor Trigo, fico feliz de ter encontrado seu blog e este fará parte dos "meus favoritos" para que eu possa estar sempre acompanhando. Sou aluno de hospitalidade da Uni. Anhembi Morumbi e quero ressaltar que é muito agregador conhecer um pouco mais do seu trabaho,seu dia a dia, além de ver as fotos dos "jurássicos" do turismo, assim mesmo,já mencionado..rsrsrs.
Um grande abraço.

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM PORTADORES DE L.E.R/DORT disse...

Prº Trigo foi com muita honra que, nós pernambucanos e como etudantes de turismo tivemos o prazer de contemplar sua palestra, obrigado pelas considerações ao nosso estado, volte sempre estaremos de braços abertos para recebe-lo.