domingo, 2 de fevereiro de 2014

Surge o novo Aeroporto Internacional de Viracopos


Na sexta-feira da semana passada fui à Campinas (SP), minha cidade natal onde tenho um apartamento de campo, e aproveitei para visitar as obras do novo aeroporto de Viracopos.


Depois de uns 20 anos de atraso, felizmente as obras estão sendo realizadas graças à privatização da área.


Esse é o prédio dos estacionamentos. Dizem que ficará pronto ainda este ano.


Comecei a tirar as fotos do solo, mas não estava contente com os resultados.


Daí olhei a torre de controle e fui até lá, bater na porta, falar que tinha um blog etc. Daí me autorizaram a subir para tirar as fotos do complexo aeroportuário existente e do novo maravilhoso aeroporto.


Lá de cima, uns 30 metros acima do solo, vê-se o estacionamento atual e o prédio do aeroporto.


Depois o terminal de cargas e os prédios das diversas administrações.



Aí começa o setor do canteiro de obras que será o novo terminal aeroportuário.


Toda essa parte à frente, é o prédio do novo estacionamento, com três andares e bem visível nas primeiras fotos desta postagem.


O novo terminal de passageiros ficará entre as duas asas de embarque/desembarque, com várias pontes de conexão (fingers).


O que ainda não está sendo construído é a segunda pista. O projeto está pronto mas a burocracia ineficiente e nefasta retarda, desde a década de 1990, a construção dessa outra pista que é fundamental para agilizar o aeroporto. Espaço livre existe, conforme se vê nessa foto.


Viracopos é um aeroporto importante em cargas e a Azul fez dele um importante gateway para sua rede aérea, superando assim as carências dos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos. A Azul teve visão e se beneficiará do pioneirismo nesse aeroporto tão celebrado por suas características geográficas e ao mesmo tempo abandonado ao longo de décadas.


A partir de 2014 (ou 2015) a história será outra. Viracopos será um dos mais importantes aeroportos do continente.


Quando (e se) a segunda posta for inaugurada duplicará sua capacidade.


Viracopos, ao lado do terminal 3 de Guarulhos,  fará parte dos novos equipamentos aeroportuários do Brasil.


Antes tarde do que nunca. Finalmente o futuro chega ao interior paulista, uma das áreas mais ricas do Brasil.


Da varanda de casa, em Campinas, vejo ao longe (uns oito quilômetros de distância) o futuro da cidade e do estado. O Centro de Convenções do The Royal Palm Plaza Hotel será, juntamente com o novo aeroporto, parte dos novos vetores de desenvolvimento da cidade.

Obs.: Agradeço à Infraero Campinas pelo apoio para fazer as fotos da varanda da torre de controle. Por questões de segurança não é permitida a entrada na torre  e a própria varanda é uma área restrita e controlada.


Nenhum comentário: