segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A viagem - Caminho e experiência


Finalmente, depois de quatro anos, chegaram os livros impressos pela editora Aleph. É minha 19º produção (como único autor ou organizador) bibliográfica e uma que eu considero das mais importantes. 


Por capricho, ajuntei todos os livros produzidos (sem contar o capítulos e textos em periódicos), só para uma foto ilustrada da produção nesses 23 anos. Aí não está a coleção do Caminhos do Futuro, mas todos os outros foram alinhados.


A história desse livro está explícita na Apresentação da obra, que reproduzo aqui:

As viagens, os filmes, as músicas e os livros possuem uma história. Essa história antecede e transcende as próprias obras e os atos realizados. 

No caso deste livro, a história geral começa há décadas. A cada viagem que eu fazia, ao voltar, me redescobria sempre um pouco diferente, mais rico em experiências, mais saudoso de algo intangível, largado em um passado recente ou remoto. As lembranças e impressões se acumulavam; as informações constituíam um edifício memorial sempre ampliado e alterado, com áreas novas brilhando ao sol e outras alas, mais antigas, às vezes se perdendo nas névoas do esquecimento.  

Viajei, estudei, trabalhei em vários lugares interessantes e finalmente optei pela carreira acadêmica, onde a longa estrada é marcada por textos, projetos, pesquisas, palestras e aulas. A viagem exterior complementava-se com a viagem interior dos estudos e reflexões, das pesquisas e viagens destinadas a ampliar o conhecimento e as dúvidas. 

A história particular deste livro provém desses mergulhos e voos aos campos deliciosos e trabalhosos do conhecimento. À dissertação de mestrado seguiu-se a tese de doutorado e de livre docência e um dia, já na Universidade de São Paulo, estava pronto para prestar a titularidade. Assim como na livre docência, o concurso de titular exige uma prova de erudição. É uma aula muito especial, caracterizada por um tema abrangente que deve ser analisado, criticado e refletido de maneira profunda e sistemática, de acordo com os cânones filosóficos e científicos.

Na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo há uma particularidade insólita: o concurso de titular reúne professores das três grandes áreas do conhecimento (humanas, exatas e biológicas), portanto as bancas examinadoras são igualmente formadas por todos os campos do conhecimento.  Uma aula de erudição em minha área (lazer e turismo) precisava provocar interesse na banca, envolver áreas significativas das ciências humanas e, o principal, ser de minha lavra, estilo e gosto. Várias pessoas me disseram: faça o que você mais gosta. Realmente no mestrado (PUC-Campinas, 1991), no doutorado (Unicamp, 1996) e na livre docência (ECA-USP, 2003), trabalhei com temas que sempre me deram muito prazer e satisfação e todos foram transformados em livros. 

Prestei o concurso de titular em dezembro de 2009. Desde o início desse ano comecei a pesquisar o tema escolhido para a aula, que foi a viagem. Decidi fazer uma análise histórica, filosófica e literária sobre esse tema que fascina o ser humano desde a antiguidade. 

Naquele concurso fiquei em terceiro lugar (eram duas vagas) e tive as melhores notas justamente na aula de erudição. Continuei a me preparar para o próximo concurso, realizado em março de 2011, quando fui aprovado e indicado para ser professor titular da EACH-USP. Durante todos esses anos, desde o início de 2009, pensei sobre A viagem.  Li centenas de textos, escrevi e reescrevi muitas páginas, viajei, refleti, colecionei filmes, documentos e depoimentos. Em meados de 2012, terminei o texto e meus amigos, Marcos Marcionilo e Alexandre Panosso Netto, fizeram a primeira revisão. Em janeiro de 2013, passei as férias na Espanha e levei o texto revisado e o computador para, no inverno ibérico, dar os últimos retoques. Foi de muita valia a conversa que tive com o amigo Félix Tomillo, em Valladolid, para “amarrar” algumas considerações e aproveitar alguns insights que ele me proporcionou em um lauto almoço. De volta ao Brasil, quatro anos depois de ter iniciado as pesquisas para este livro, dei por encerrado o trabalho e mandei o arquivo digital para a editora Aleph. 

Este é o meu texto preferido. Publiquei outros que tiveram várias edições, alguns foram tirados de catálogo por causa das mudanças nacionais e globais, mas este é o meu predileto porque é o atual e adoro o presente. O livro é fruto de reflexões que me deram um prazer inigualável, não apenas pela conquista da titularidade, mas por ter proporcionado um encontro comigo mesmo, entre as viagens, as leituras e as convivências pessoais, algumas tão plenas de sentido e significado. Este é um texto da maturidade, escrito com mais liberdade, experiência e sem as amarras burocráticas inerentes à um artigo destinado a uma revista indexada.  

A viagem só termina quando deixamos a vida e entramos no mistério (se houver algum mistério a ser desvelado). Enquanto isso a jornada continua, devendo ser celebrada constantemente, com as pessoas e lugares que nos são agradáveis e motivo de nossa ascese pessoal.

Luiz Gonzaga Godoi Trigo, 2013





A lista completa dos meus livros segue abaixo:

1.      TRIGO, Luiz G. G. A viagem – Caminho e experiência. São Paulo: Aleph, 2013.

2.      TRIGO, Luiz G. G. . Existencialismo - um enfoque cultural. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. v. 1. 190p .


3.      TRIGO, Luiz G. G. ; Cooper, C. ; Hall, C. M. . Turismo contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Elsevier, 2011. v. 1. 176p .


4.      TRIGO, Luiz G. G. ; PANOSSO NETTO, A. ; SILVA, FJP . Programa de qualificação a distância para o desenvolvimento do turismo: formação de gestores das políticas públicas do turismo. 1. ed. Florianópolis: SEAD/FAPEU/UFSC, 2009. v. 1. 308p .


5.      TRIGO, Luiz G. G. ; PANOSSO NETTO, A. . Cenários do turismo brasileiro. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2009. v. 1.


6.      TRIGO, Luiz G. G. . Pensamento filosófico - um enfoque educacional. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009. v. 1. 230p .

7.      TRIGO, Luiz G. G. (Org.) ; ALMEIDA, R. A. (Org.) ; LEITE, E. (Org.) ; MALCHER, M. A. et all. (Org.) . Caminhos do Futuro - Aprendiz de Lazer e Turismo. 1. ed. São Paulo: Ipsis, 2007. v. 1. 36p . (9 volumes)


8.      TRIGO, Luiz G. G. (Editor) ; PANOSSO NETTO, A. (Co-editor) ; CARVALHO, M. A. (Co-editora) ; PIRES, P. S. (Co-editor) . Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. 1ª. ed. São Paulo: Editora Roca, 2005. 968p .

9.      TRIGO, Luiz G. G. ; PANOSSO NETTO, A. . Reflexões sobre um novo turismo - política, ciência e sociedade. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2003. v. 1. 109p .

10.  TRIGO, Luiz G. G. . Entretenimento - uma crítica aberta. 1. ed. São Paulo: Senac, 2003. v. 1. 212p .


11.  TRIGO, Luiz G. G. . América e outras viagens. 1. ed. Campinas: Papirus, 2002. v. 01. 144p .


12.  TRIGO, Luiz G. G. (Org.) . Turismo: como aprender, como ensinar. 1. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001. v. 2. 320p .


13.  TRIGO, Luiz G. G. . Turismo e civilização. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2001. v. 1. 85p .


14.  TRIGO, Luiz G. G. . Viagem na Memória - Guia histórico das Viagens e do Turismo no Brasil. 1a. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2000. v. 01. 246p .


15.  TRIGO, Luiz G. G. . A Sociedade Pós-Industrial e o Profissional em Turismo. 3a. ed. Campinas: Papirus Editora, 1998. v. 01. 248p .


16.  TRIGO, Luiz G. G. . Turismo Básico. 4a. ed. São Paulo: Editora SENAC, 1995. v. 01. 100p .


17.  TRIGO, Luiz G. G. . Turismo e Qualidade - Tendências Contemporâneas. 6a. ed. Campinas: Papirus Editora, 1993. v. 01. 120p .


18.  TRIGO, Luiz G. G. . O gavião que queria voar com os homens. Campinas: Editora Loyola, Coleção Via Láctea (infanto-juvenil), 1991. v. 01.


19.  TRIGO, Luiz G. G. . Cronologia do Turismo no Brasil. São Paulo: Consórcio CTI/TERRA - Editoração, 1991. 70p .


Obs. Vários desses textos tiveram várias edições e alguns estão fora e catálogo.





3 comentários:

Arthur Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Mendes disse...

Ansioso pra comprar e devorar cada página. Ainda lembro de uma das aulas de Tópicos Emergentes em que abordou o tema "Viagem". Foi, na minha opinião, uma das aulas mais agradáveis do curso.
Parabéns por mais esta conquista professor!

Alexandre Panosso Netto disse...

Parabéns amigo. Cada livro escrito e publicado é uma grande alegria! Esperamos várias outras. Sempre!
Abraços.