sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Migne - um tesouro bibliográfico

Após semanas agitadas (que ainda não terminaram) devido às mudanças na Universidade, volto a comentar alguns temas no blog que merecem destaque. Um deles é uma rara biblioteca dos jesuítas que está sendo reestruturada.


Nessas colinas arborizadas de Itaici (Indaiatuba, interior de SP) entendem-se as alas e torres que compõe co Mosteiro de Itaici, denominado Vila Kostka.

São árvores nobres, flores de vários tipos, gramados imensos e ...

... bichos que vivem soltos como tucanos, pavões, galinhas d´Angola (na foto), três cães que se dão bem com todo tipo de humanos e outros animais.


Na biblioteca está uma das raras e completas coleções de Patrística Latina e Helênica (obras dos primeiros padres da Igreja, dos primeiros séculos do cristianismo. 



Os livros estão em latim...


... ou em grego. Há traduções em inglês em sites especializados como:

http://www.documentacatholicaomnia.eu/25_20_25-_Rerum_Conspectus_Pro_Auctoribus_Ordinatus.html



Itaici será cada vez mais um local de retiros espirituais e cursos de aprofundamento, portanto a biblioteca está de mudança para o Rio de Janeiro, onde ficará no Centro de Espiritualidade Inaciana, onde terá mais condições de ser preservada e devidamente manuseada. A coleção é do século XIX e precisa de ambiente controlado (temperatura, umidade), higienização, tratamento preventivo anti-fungos e os cuidados inerentes a obras antigas. 



Outros livros também serão transferidos. Algumas obras raras já foram para o Páteo do Collégio, em São Paulo.


Outras obras também irão para o Centro de Espiritualidade, onde comporão uma das maiores referências em espiritualidade do país.

A Wikipedia informa sobre o idealizador da Migne, uma completa obra de Patrologia:

Jacques Paul Migne (Saint-Flour, 25 de outubro de 1800 - 24 de outubro de 1875) foi um padre francês que publicou edições de baixo custo e amplamente distribuídas de obras teológicas, enciclopédias e textos dos padres da Igreja, com o objetivo de prover uma biblioteca universal para os sacerdotes católicos.

Migne se convenceu do poder da imprensa e o valor intrínseco da informação bruta amplamente distribuída. Em 1836 ele abriu sua grande editora, a Imprimerie Catholique, em Petit Montrouge, no 14º arrondissement de Paris. Lá, ele produziu rapidamente numerosas obras religiosas para uso do baixo clero a preços populares que garantiam a ampla circulação. Os mais famosos deles foram: Scripturae sacrae cursus completus ("Curso completo na sagrada escritura"), que juntava um amplo repertório de comentários sobre cada um dos livros da Bíblia, e Theologiae cursus ("Curso teológico"), cada um em 28 volumes entre 1840-5. Também Collection des auteurs sacrés (100 volumes, 1846-8) e Encyclopédie théologique (171 volumes, 1844-6).
As três grandes sérias que garantiram a sua reputação foram as do Patrologiae cursus completus, a série latina (Patrologia Latina) em 221 volumes (1844-5); a série grega (Patrologia Graeca), publicada inicialmente em latim (85 volumes, 1856-7), então publicada com o texto grego e a tradução latina (165 volumes, 1857-8). Embora os estudiosos terem sempre criticado-as, estes textos apressadamente editados, quase sem custo e amplamente distribuídos foram muito lentamente sendo substituídos por edições críticas no último século e meio. Embora o papel barato dos originais torne-os frágeis hoje, o escopo da Patrologia ainda faz dela única e valiosa sempre que o equivalente moderno não exista. Ela é muito mais completa do que qualquer outra coleção patrística e literatura subsequente jamais feita e é improvável que haja algo similar novamente. Para conseguir criar tanto em tão pouco tempo, Migne re-imprimiu o melhor ou a mais recente edição disponível. Na PG, as traduções latinas foram muitas vezes feitas na Renascença antes de qualquer texto grego ter sido impresso e, por isso, não representam o original com precisão. Os índices são úteis para localizar referências nas obras patrísticas. A coleção agora está disponível em digitalmente em algumas bibliotecas e existe uma versão online como um serviço por assinatura.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Paul_Migne


Nenhum comentário: