domingo, 23 de outubro de 2011

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Porto Alegre

Algumas iniciativas são fundamentais para se manter o patrimônio artístico e histórico nacional e a restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, revitalizou um dos mais belos exemplos de colonial-barroco tardio do Rio Grande do Sul. Um belo exemplo de restauração e cuidado com a história.


A Igreja teve seu processo de tombamento e restauração iniciados em 2007, quando o edifício, as obras de arte e seu madeirame estavam bem comprometidos.



A Igreja situa-se na Avenida Independência, ao lado do Hospital Beneficência Portuguesa, em frente ao colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

É uma das igrejas mais antigas da cidade. Bastante conservada, ainda mantém suas características originais. Suas obras iniciaram em 09/11/1851, com o lançamento da pedra fundamental. A inauguração solene ocorreu em 08/12/1858, porém as obras só foram concluídas em 1880.



Atualmente já foram recuperados o Arco-Cruzeiro, presbitério e entornos, altar-mor, as fachadas e a nave do templo.


O que chama a atenção é a beleza suave e despojada das paredes, do teto, dos altares e janelas do templo. Há uma elegância arquitetônica e um estilo marcante, ao mesmo tempo sóbrio e leve, que marca a atmosfera dessa igreja. Ali, na tarde do dia 11 de abril de 2009, em meio aos andaimes das obras de restauração, participei da missa, bem no dia que completei 50 anos de idade. Rever a igreja em 2011, inédita em sua beleza depois de décadas, é um prazer estético inigualável.


Várias empresas comprometeram-se na restauração, coordenada pela Cúria Metropolitana de Porto Alegre, cujas obras ainda não terminaram, pois as paredes laterais e os fundos estão em plena obra. Informações e procedimentos para doações estão no site: http://www.igrejaconceicao.org.br/



Os vidros das portas dianteiras foram revividos em suas cores originais.


As linhas retas, as curvas suaves, os arcos e as cores solenes são realçados pela luz natural filtrada pelas janelas de vidros translúcidos, simples e belos.


Os trabalhos de serralheria, marcenaria, ourivesaria e pintura se complementam mas sem sobrecarregar os cenários com detalhes pesados ou atlhados.


É uma igreja de porte médio, com altares compactos...


... poucos santos e santas ...


... muita claridade e espaço livre para a mente fluir nos encantos místicos do espaço.


Do coro, vê-se toda a Igreja ...


... e percebe-se como ao longo de mais de um século e meio uma obra de arte sobrevive e se destaca, em plena metrópole gaúcha, como um marco de arte e cultura rejuvenescido e orgulhoso de sua história. 

Tinha visto a igreja nas minhas últimas visitas a Porto Alegre e da última vez fui com a câmera. Fui bem recebido pelo staff da Igreja e me deixaram à vontade para fotografar, deram folhetos, explicações e atenção. É uma Casa de Deus habitada por gente boa e correta. A memória, a arte e a cultura agradecem. 

Nenhum comentário: