sábado, 17 de outubro de 2009

Chef profissional

Um dos clássicos de gastronomia mundial acaba de ser traduzido para o português (por Renata Lucia Bottini) e publicado pela editora Senac: Chef profissional (The professional chef), originalmente concebido pelo The Culinary Institute of America (CIA), o maior complexo de formação profissional na área de gastronomia da América do Norte e um dos maiores do mundo.

Ao longo de suas 1.236 páginas, em papel couchê e coloridas, pode-se saborear seções que comentam a culinária brasileira; o profissional da culinária; ...


... cozinhas internacionais, utensílios e ingredientes; fundos, molhos e sopas; ...

... carnes, aves, peixes e frutos do mar; ...

... batatas, grãos, legumes, outros vegetais, macarrão e dumplings; café da manhã e garde manger; ...

... assar e massas; ...
... além de glossário, receitas, fontes de consulta e ...

... fotos muito deliciosas e informativas. O livro é reconhecido internacionalmente como uma referência necessária para profissionais e amantes da gastronomia. O Senac São Paulo e The Culinary Institute of America (CIA) possuem uma longa história de parceria. No início da década de 1990, foram iniciados contatos para algum projeto em comum. Em 1994, o primeiro curso conjunto das duas instituições foi implementado. Era um curso piloto de Cozinheiro-Chefe Internacional, com duração de um ano, aplicado a profissionais da área, no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro (SP), um dos hotéis-escola do Senac. O curso foi trazido por José Ruy Veloso Campos, na época Gerente Corporativo da área de Turismo e Hotelaria do Senac. Em 1995, foram iniciadas as primeiras turmas (duas turmas, com 16 alunos cada), no próprio Grande Hotel São Pedro. Nesse ano comecei minha carreira no Senac, onde fiquei até 2004. Eu era o coordenador educacional em Águas de São Pedro e participei da implantação e operacionalização dos primeiros cursos, com supervisão de professores vindos do CIA. Os cursos hoje estão em São Paulo, juntamente com outros da área de gastronomia.


A editora Senac possui quase 140 títulos em gastronomia e só este ano lançou sete títulos importantes, certamente um avanço considerável para a gastronomia brasileira.

www.editorasenacsp.com.br


2 comentários:

Zé Roberto disse...

Boa dica. Este livro é a bíblia do cozinheiro. Já está na 8a. edição nos USA. Comprei o livro alertado pelo seu blog quando informou da intenção do Senac em traduzí-lo. Quase não consegui carregar, deve pesar uns dez quilos. Parafraseando a frase de auto-ajuda culinária do Chef Auguste Gusteau, o espírito incentivador do pequeno ratinho Rémy, de Ratatouille, com esse livro "todo o mundo pode cozinhar!"
Um abraço
zeroberto

jruy veloso disse...

Trigo. Obrigado pela lembrança. Para chegar ao CIA pesquisamos e visitamos muitas instituições na Europa Ocidental. À época, de longe, o CIA era o melhor. Com essa iniciativa o Senac mudou o paradigma de formação em culinária no país. Viamos isso mas não tínhamos pesquisas sobre o tema... Curiosidade: na turma piloto, de 32 estudantes, só 2 não tinham curso superior. J Ruy Veloso