quarta-feira, 19 de março de 2008

E o turismo cresce...

O IBGE, através do Sistema de Contas Nacionais, relatou que, em 2005, foram gerados 8.112.888 empregos no turismo. Da seguinte forma:

37,79% na área de alimentação;
36,16% em transportes rodoviários;
11,02% em atividades recreativas, culturais e desportivas;
59% sem carteira sssinada, ou seja, trabalho informal.

Foi um crescimento em empregos de 3,89% sobre o ano anterior, superior à média geral de 3,01%.

Outro relatório, este da FGV do Rio de Janeiro, mostra que o faturamento das 92 maiores empresas do setor de de turismo cresceu 14,8% em 2007, frente ao crescimento de 2006.

Isso significa que:

A área continua a crescer mais que a média da economia;
há uma forte presença de trabalho informal;
como o crescimento maior é em alimentação, transportes e atividades culturais, querem regulamentar o que?

Pura besteira a regulamentação do turismólogo, pois o crescimento é em áreas afins, para as quais os turismólogos podem também se preparar.

A luta continua. Regulamentação é para perdedores. Ampliar nosso campo de trabalho é para vencedores. No bull shit. Yes hard core.

3 comentários:

Eros Vizel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Trigo disse...

Caro Eros,

Saudades dos meus tempos da Prefeitura, tive uma ótima equipe de funcionários de carreira (1989-1991), inclusive a Vera que foi diretora antes e depoiis de mim. Pode acoplar o blog sim, sem problema. Sei dos desafios pelos quais vc passa, é difícil mas vale a pena continuar a briga. E vc tem o Campinas Convention para ajudar.

Abração,

Eros Vizel disse...

Profº Trigo,

Tomei a liberdade de transmitir seus elogios a algumas pessoas que fizeram parte daquela equipe, Maria Erli e Adriana Scolfaro, que ainda permanecem no Dpto de Turismo. Saudosamente, também elogiaram sua passagem pelo Dpto. " Bons tempos aqueles"..rs
Apesar do "problema" da gestão pública, que citei no primeiro comentário, sou otimista. Avançamos muito nas relações com as instituições, empresários e, principalmente, no campo administrativo e político da PMC.
Eu gosto desta briga...rs
Abços
Eros Vizel