quinta-feira, 27 de março de 2008

EIGTUR III - Itabirito bombando no pedaço

A parte final da manhã de hoje foi tomada pela palestra do prefeito de Itabirito (33 km de Ouro Preto), Waldir Silva Salvador de Oliveira. O cara é um excelente vendedor, mineiro típico, fala mansa e sedutora, ironia fina e humor sofisticado. Entende de turismo e qualidade de serviços, uma raridade na área pública do executivo municipal. Itabirito tem 43.000 habitantes, minérios, está entre Ouro Preto e Belo Horizonte. Terra do Telê Santana e do pastel de angu, a cidade tem pouco a oferecer comparada às cidades históricas de Minas. Ele disse que turismo é indutor de bom governo. Induz a políticas de saneamento, saúde, transportes, segurança... Exige profissionalização e qualidade, não é para amadores ou brincalhões (no mau sentido). A cidade tem a JuliFest e reúne 150.000 pessoas em julho. As barracas de alimentos tem selo de qualidade e para conseguí-lo seus donos fazem cursos de higiene, gestão, cocção e serviço em geral.
Seu orgulho é o SAE (Serviço de Águas e Esgoto). Distribui água pura e gelada aos foliões do carnaval e das festas de rua. Água pura ajuda a divulgar a imagem do serviço e evita ressacas. Assumiu que o gestor deve criar atritos e conflitos, se necessário. Padronizar, educar, regular e orientar são atitudes importantes para as políticas públicas de turismo. Proíbe o funk nas festas públicas. Disse que não quer música que incite a violência. Divulga Itabirito para as classes médias e altas, pois já tem pobres suficientes na cidade. Relaciona-se com as cidades vizinhas em pé de igualdade.
É eficiente, conhece o Brasil, preocupa-se com a alta qualidade de serviço público direcionado aos seus munícipes e tem um discurso envolvente e franco. Gostei do cara. Sabe muito de turismo, da vida e de prazer.
No sábado vou conferir a cidade in loco e depois conto.

Nenhum comentário: