sábado, 5 de janeiro de 2008

Vamos ficar mudos?

Volta o projeto de lei para banir, extirpar, probir, censurar, palavras estrangeiras de nossa língua pátria. Vamos emudecer, pois eu falo uma língua européia (português, de Portugal) recheada de expressões que vieram do francês, árabe, das línguas nativas, italiano, japonês, chinês, russo, espanhol... Vou falar em Tupi-Guarani?
Alguém pensa em incentivar escolas, empresas e outras instituições a promover o ensino do português, da leitura e de línguas estrangeiras à toda população? Será que não se percebe que uma língua estrangeira é um plus, uma outra possibilidade de pensar, de adquirir cultura? Uma ampliação do universo linguístico-cultural?
A mentalidade jeca e retrógrada imagina que falar ou escrever em outra língua é o quê? Pedantismo? Esnobismo? Coisa de rico? Mas que rafuagem intelectual mais rastaquera. Se há abusos (no comércio, por exemplo) deixa quieto. Problema das lojas, das vitrines, da publicidade que imagina a língua estrangeira como algo superior. Uma ferradura não justifica a outra. A língua portuguesa falada no Brasil é rica, variada, preciosa, forte, saudável e maravilhosa. Não serão algumas palavrinhas ou expressões alianígenas que afetarão a beleza e a força do português. Pelo contrário. A língua se enriquece, se amplia, se refestela com as novas palavras. Por supuesto. Eu não sou monoglota e fico feliz por isso. Muito feliz. É bom falar outra língua. É bom ler, assistir filmes, dar risadas, pensar em coisas diferentes. Ver o mundo. Sem nenhum demérito pelas nossas coisas, por nosso país. Acho incrível ver jovens aprendendo japonês, alemão, árabe, hebraico, inglês, criando linguagem na internet. Isso é o futuro. Isso é inovação. Isso é pensamento aberto e saudável. Chega de mata-burros pretensamente legais que ao invés de promover a língua passam atestado de complexo de inferioridade. Já imaginou a informática, a publicidade, o turismo, a hotelaria, a pesquisa acadêmica, sem palavras estrangeiras quando necessário? Eu não seguirei essa bobagem. This is a real bull shit. Tô fora. Xô! Sai bobeira. Sai bagual.

Nenhum comentário: