Acabei de ler As benevolentes, de Jonathan Littell, um delicioso calhamaço com 900 páginas de literatura instigante. Fazia tempo que eu não lia algo tão bom e denso, uma aventura literária das melhores. Daí pensei em fazer uma lista (parcial) dos melhores livros que já li:
José e seus irmãos, de Thomas Mann. É uma trilogia, publicada no Brasil pela Nova Fronteira.
Paideia, de Werner Jaeger. Fondo de Cultura Económica (México). Uma obra fundamental sobre educação na Grécia antiga.
Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Divertida e significativa história de uma família baiana que bem representa nossas loucuras e ideais.
Os mandarins, de Simone de Beauvoir. Um relato romanceado do existencialismo francês, uma profunda reflexão sobre a vida e seus momentos.
Obras completas, de Jorge Luis Borges (Editora Emecé, Buenos Aires). Textos e poesias com mitos, mistérios, palavras e fascínios muito particulares do autor.
Contos Reunidos, de Rubem Fonseca. Um dos primeiros romancistas a entender (e prever) a brutalidade e a violência do Brasil atual.
O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Ed. Minotauro, Buenos Aires. Li muito antes da obra tornar-se conhecida no Brasil.
Os caminhos da liberdade, de Jean-Paul Sartre. Uma trilogia (A idade da razão; Sursis; e Com a morte na alma) que representa a essência do existencialismo de forma romanceada. Marcou minha juventude e minhas decisões.
As noites difíceis, de Dino Buzzati. Contos curtos e profundos sobre a temporalidade, a morte, a solidão.
Fiasco, de Stanislaw Lem. Alianza Ed., Madrid. Uma obra-prima de ficção científica sobre um contato entre terrestres e uma civilização alianígena no século 22.
O enteado, de Juan José Saer. O melhor texto que li sobre nosso estranhamento perante o mundo. O autor é argentino.
Everyman, de Philip Roth. Uma análise cruel sobre a velhice.
Falta muita coisa, mas dá para ter uma pálida e tênue idéia do meu imaginário.
E você? Quais os melhores livros que já leu?
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Estação Carandiru, do Dr. Drauzio Varela, é o que me vem primeiro a mente..
Nao conhecia seu blog professor, mas acompanharei assiduamente, blogueiro q sou.
abraços
rafael
2o. ano-lzt
chafariz.blog.com
tvchafariz.blogspot.com
O Cheiro de Deus. Drummond, Roberto. É impressionante o dom para a literatura desse clã. Quisera eu ter o coração limpo e a alma nobre para poder sentir o Cheiro de Deus...
Abraço
Luciana Campos
Beauvoir, Sartre e Borges...autores que me acompanha a décadas...lutas internas, questionamentos...loucura...explendido professor...seguirei a lista nos que ainda não li.
Um abraço,
Fernando Pinto
São Luís-MA
Trigo!!
Estou garipando seu Blog, e achei um tópico que realmente me interessa, livros, nossa amo ler e tava realmente procurando umas indicaçoes suas, vou colocá-las na minha lista, com certeza!!
E filmes?? você tb fez uma listinha?
Beijos,
Jaque
Postar um comentário