Estar em uma universidade nova significa fazer as coisas do início, sempre. Mas tem seu lado positivo, a gente faz do nosso jeito. Cria-se um sentimento de pertencimento que vai crescendo. Este ano a Jornada 19 e 20/09) foi aberta ao público e teve boa recepção. Veio gente até de Diamantino (MT) e do interior de São Paulo, além do povo da USP-Leste.
Foi legal porque coincidiu com a semana de Moda do curso de Tecnologia Têxtil, então as exposições, reuniões e agitos ficaram mais intensos.
Parece que a área acadêmica de turismo volta a crescer novamente, com maior percepção de realidade. A revista Isto É de 12/09 publicou uma matéria sobre as novas profissões e o turismo foi enfocado direitinho: junto com lazer, hospitalidade, entretenimento. Eu ainda incluo cultura, esportes e varejo. Turismo é serviço. Demorou para as pessoas perceberem essa coisa óbvia neste país e ainda nem todos(as) sacaram as novas realidades (que têm 30 anos!).
De vez em quando volta a questão da regulamentação da profissão. É f...! Regulamentar o quê? Para quê? Como? Se todo mundo insere turismo no setor de serviços é para que a gente trabalhe, se desenvolva, invista em centenas de áreas possíveis e isso implica em mercado competitivo e aberto, sem essas frescuras arcaicas de regulamentar. Deve-se regulamentar a atividade profissional, isso sim. E exigir qualidade dos cursos e programas educacionais para a área. Mas, desde 1996, fala-se muito sobre isso e pouco se faz. O resultado é que os cursos ordinários estão fechando ou diminuindo o número de turmas. Apenas os mais descolados, sérios e inseridos na realidade da sociedade e do mercado estão se mantendo e crescendo.
Minha amiga, a profa. Regina Almeida, me passou os 10 mandamentos da UNESCO (e são de 1998) para o estudante universitário do século 21. Saca só:
1. seja flexível, isto é, não se especialize em demasia
2. invista na criatividade e não apenas no conhecimento
3. aprenda a lidar com a incerteza
4. prepare-se para estudar durante toda a vida
5. tenha habilidades sociais e capacidade de expressão
6. saiba trabalhar em grupo
7. assuma responsabilidades
8. seja empreendedor, crie o seu emprego
9. entenda as diferenças culturais na globalização
10. entenda as novas tecnologias com oa internet.
Sem isso, você está fora! Vai firme.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Olha só, professor Trigo tem Blog!
Ficou legal a Jornada desse ano, teve uma hora no fim da tarde do dia 20 que o pátio em frente a biblioteca ficou lotado, muito legal!!!
Mas a parte mais divertida foi o sorteio de brindes, quase todo mundo surtando, hsuahsauhausa, inesquecível.
*Anotando os 10 mandamentos da UNESCO...
Sds
A II Jornada foi muito boa. A mudança do formato com os mini-cursos e workshops para atender os diferentes interesses foi uma ótima mudança, na minha opinião. Sem contar que desta vez a Universidade entrou em contato com turismólogos de fora.
Obrigado pelas "10 dicas para se tornar um profissional de sucesso". Agora eu sei de onde o Max Gehringer tira os seus conselhos...
Sem dúvida a Jornada superou todas as expectativas!!!! Parabéns pela qualidade em todos os aspectos!!!!
Muito obrigada pelo carinho, atenção, hospitalidade com todos!!!!
Abraços do pessoal do Mato Grosso!!!!
Nao posso fazer comet�rios qto a primeira jornada, mas a segunda, foi muito interessante, atual e de altissima qualidade... Ultrapassou as nossas expectativas, com toda certeza!!!! E podem contar com o MT novamente nas proximas!!!
PS: ADOREI A CONTINUACAO DO CAUS AEREO PARA MINI CURSO ANO QUE VEM!!!KKKKKKKKKKKKKKK... ESTE EU NAO PERCO!!!
oBRIGADA PELO CARINHO!!!
Bjus Matogrossenses!!!!
Luciene
Postar um comentário