Um bom evento começa com um bom jantar. Como parte dos convidados e participantes do V CLAIT (Congresso Latino-Americano de Investigação Turística) ficou no hotel Braston, fomos à Pizzaria Mancini, no outro lado da rua (Rua Augusta com Avanhadava, São Paulo).
Um lugar charmoso e tranquilo, com pizzas ótimas ...
... e aipirinhas, o que muito encantou as celebridades presentes: Pauline Sheldon (Universidade do Havaí), Douglas Pearce (Victoria University of Wellington, Nova Zelândia) e Regina Schluter (editora da Estudios y Perspectivas en Turismo, da Argentina).
Karina Solha e Marcelo Vilela, ambos da EACH-USP e da Comissão Organizadora do evento, fizeram sala para Pablo Szmulevicz, da Universidad Austral de Chile, que trouxe vários alunos e professores de sua terra. Mariana Aldrigui riu muito com Betsy e a mesa toda.
Parte da turma do Chile e, ao fundo, alunos da UNESP Rosana, SP, onde há um campus exclusivo para o curso de turismo.
As profas. Madalena Aulicino (EACH-USP), Ada Dencker (UAM) e Marília Ansarah (UNIP) são amigas de muitos congressos e eventos.
Os profs. Alexandre Panosso (EACH-USP), Álvaro Lópes Lópes (UNAM - México) e Sidnei Raimundo (EACH-USP) louvaram os eflúvios e sabores do México.
As profas. Susana Gastal (UCS), Karina Solha (EACH-USP) e Débora Braga (ECA-USP) também são conhecidas de muitos eventos e festas. Susana é muito querida e será uma das anfitriãs do X Anptur em Caxias do Sul, RS.
Os jovens doutores Anderson Souza, Luiz Augusto Mendes e Sérgio Leal, são de universidades federais do nordeste e fazem parte do circuito internacional de pesquisadores.
O plenário do principal salão do Centro de Convenções da EACH lotou com um público de todas as partes do Brasil e de vários países do mundo.
Mirian Rejowski (USP e UAM), Regina (Argentina) e Rosana (Uruguai) são algumas das pesquisadoras veteranas com uma longa lista de projetos e publicações.
As novas gerações puderam conviver com suas bibliografias e curtir o ambiente de um evento internacional.
O coffee break das seis horas marcou o fim das atividades em grupo e foi um momento de conviver ...
... e acalmar a fome que perpassava corpos e mentes.
Pauline Sheldon fez a conferência de abertura, mostrando como as novas tecnologias de informação podem auxiliar no ensino e pesquisa do turismo. Falou inclusive do acesso livre às informações e da necessidade de se articular grupos, conhecimentos e técnicas de maneira sinérgica e eficaz.
Cá estou com Alexandre Panosso e Sérgio Leal. Nós três escrevemos um capítulo sobre ensino e pesquisa em turismo no Brasil, em um livro publicado na Austrália.
Alunos(as) do curso de Lazer e Turismo, como sempre, ajudaram em toda a logística, apoio e brilhantismo do evento. Em plena semana de recesso, vários de nossos discentes participaram e trabalharam conosco com muita vontade, disposição e humor.
Abaixo a ficha técnica do V CLAIT:
COMITE CIENTÍFICO
- Pablo Szmulewicz, Universidad Austral de Chile, Chile
- Mirian Rejowski, Universidade de São Paulo, Brasil
- Rossana Campodónico, Universidad de la Republica del Uruguay, Uruguay
- Juan Carlos Mantero, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina
COMISSÃO ORGANIZADORA (Universidade de São Paulo)
- Karina Toledo Solha, Universidade de São Paulo, Brasil
- Mariana Aldrigui, Universidade de São Paulo, Brasil
- Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Universidade de São Paulo, Brasil
- Marcelo Vilela de Almeida, Universidade de São Paulo, Brasil
Patrocinadores
- Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina
- Universidad Austral de Chile, Chile
- Universidad de la Republica del Uruguay, Uruguay
- Universidade de São Paulo, Brasil
Eixos de discussão e apresentação de trabalhos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário