terça-feira, 3 de julho de 2012

Mário Carlos Beni e seu novo livro de turismo

Na segunda-feira à noite teve encontro entre velhos(as) amigo(a)s do turismo, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis (aquele envolvido em escândalo de corrupção junto à Prefeitura de São Paulo, mas a gente não tem nada a ver com isso). Pelo menos a prefeitura não fechou o shopping antes da nossa festa.


A editora Manole organizou um coquetel para o lançamento do livro organizado por Mário Carlos Beni:
Turismo: Planejamento Estratégico e Capacidade de Gestão. Foi uma reunião com acadêmicos, políticos, amigos, curiosos e o coquetel estava muito bom, nada a ver com aqueles patêzinhos insossos no pão duro, nada disso. Comidinhas leves, gostosas e saudáveis foram servidas com muito vinho branco e por profissionais agradáveis e pacientes.


Parte dos 40 autores(as) na foto: Antonio Carlos Sarti, eu, Mário Beni, Ivane Fávero, ...(não lembro, sorry) e Alexandre Panosso.



Beni sentou-se solenemente na bancada e distribuiu autógrafos, afagos, sorrisos, caras e bocas durante o lançamento.


Beth Wada e Ada Dencker (Universidade Anhembi-Morumbi) derramaram alegrias e olhares pela festa afora.


Marília Ansarah (Unip) e Alexandre Panosso (EACH-USP) se reencontram. Eles organizaram o livro Segmentação do mercado turístico, também pela Manole. Marília e eu organizamos os livros Turismo: como aprender, como ensinar, pela editora Senac São Paulo, além de outros trabalhos juntos pelo ministério da Educação, na USP e em outros cantos do mundo.


Sarti e Claudia, conhecidos de outros carnavais e quaresmas, se refestelaram no reencontro bibliófilo.


Aqui estou com a deputada estadual Célia Leão (PSDB), coordenadora da Frente de Parlamentar de Apoio ao Turismo do legislativo paulista. Conheci Célia em 1989, quando assumi a diretoria de Turismo de Campinas e ela o seu primeiro cargo como veradora, em Campinas, nossa cidade. Eu era do PT e ela do PSDB e a gente se deu muito bem em uma administração que foi bastante emocionante, meio caótica e assaz divertida.


Falando em diversão, aí estão Beni e Luiz Barco. Matemático famoso (tinha uma coluna na revista Superinteressante e escreveu vários artigos), foi meu professor na ECA em 1978 (gente, faz tempo, o parque jurássico estava sendo inaugurado). Barco é titular aposentado da ECA-USP e prima pelo bom humor, ironia e um desprezo olímpico pelas babaquices burocráticas rançosas da academia (com "a" minúsculo, a Academia de verdade é menos fresca). Grande mestre, grande crítico da estupidez humana.



Gerações se sucedem no turismo: Estebán Arias Castañeda, Beni, Panosso e eu. Não estamos em ordem cronológica e nem alfabética, mas na ordem randômica que caracteriza o universo e a universidade.


Então chegou a netinha do Beni, a Eduarda e a festa parou. A garotinha posou bem blasé para as fotos já se acostumando às câmeras e gracejos que as pessoas fazem com crianças fofinhas. O avô, orgulhoso, aproveitou para mostrar os gens, além da produção intelectual.





Karina Rejowski, Mirian Rejowski e Ivane Fávero também conversaram, sorriram e contaram confidências próprias de coquetéis acadêmicos.


Esteban é mexicano (Toluca) e faz complementação de seu doutorado na EACH-UP. Trouxe sua namorada, Elsa, que também estudan no Brasil. Em julho voltam para o México onde serão felizes para sempre, no labirinto cantado por Octávio Paz e sonhado pelo seu xará, Carlos Castañeda (el brujo) que, por sinal, não é seu parente. Panosso está de guia espiritual do Esteban nas árduas trilhas da pesquisa acadêmica e das degustações de líquidos etílicos nacionais e internacionais.


As meninas, já cansadinhas e felizes, refestelaram-se nos sofás da livraria para ver a festa no conforto do "olhar do turista".


Faceiras e felizes no jantar, Marlene Matias e Maria José Giaretta (PUC-SP), ao lado de Panosso.



O livro tem 3 partes, divididas em 29 capítulos, escritos por 40 autores(as) e 594 páginas. Escrevi o prefácio e o capítulo sobre custer de entretenimento. A Manole fez, como sempre, um ótimo acabamento e uma revisão conscenciosa, como poucas e boas editoras fazem no mercado. Assim foi o lançamento, um encontro entre velhos e novos amigos e o prazer de nos encontrarmos nos desvãos e fissuras da vida acadêmica. Pena que nem todos os comentários podem ser publicados e nem todas as pessoas interessantes aqui estão retratadas. Enfim, a semana promete. Até sexta-feira novas farras e comemorações são esperadas. Depois eu conto.


Nenhum comentário: