segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

João Francisco Ribeiro Pereira

Durante oito anos trabalhei na Abreu turismo no Brasil (1979-1987) e durante quatro anos fui do staff Abreu a bordo no navio Funchal que, na ápoca, era da CTM (Companhia de Transportes Marítimos) de Portugal, fretado pela Abreu nos cruzeiros pelo Brasil. O diretor era o português João Francisco Ribeiro Pereira, poliglota, diplomático, conhecedor dos meandros e políticas confidenciais da empresa. Fui seu assessor e ficamos amigos. Hoje almoçamos em Lisboa. Ele está aposentado, com 73 anos e a mesma disposição e estilo.


Foram quatro horas de almoço. lembranças, conversas e histórias, grandes histórias.



Ele foi um dos meus mestres, ainda quando eu estudava turismo na graduação, na PUC-Campinas e descobria o mundo complexo e labiríntico do business, da política, dos acordos e desacordos sutis e multifacetados. Ele foi um dos que me ensinou as boas bebidas, os bons argumentos e as razões de uma vida que vale a pena ser rememorada e revivida.



E assim falamos ...


... lembramos, fizemos planos, contamos novidades, falamos mal e bem da vida e dos outros (mais bem do que mal) e, nessa tarde de inverno suave de Lisboa, me convenci, mais uma vez, que as amizades duradouras são parte da transcedência que nos reserva a vida e a história. Algo que se aprende com o tempo e a experiência. Memorável almoço, inesquecíveis amizades.

Um comentário:

Aline Sousa disse...

...que as amizades duradouras são parte da transcedência que nos reserva a vida e a história....
EXCELENTE COMENTÁRIO!!!
A CADA DIA ACREDITO MAIS NISSO!!!
ABRAÇOS!!!