sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fêmea Alfa e Macho Alfa: você sabe escolher?

Agora, nas farras de Carnaval, vale quase qualquer coisas, dependendo da dosagem alcoólica e outros aditivos, mas na vida cotidiana e no mundo do trabalho não é bem assim. Machos alfa escolhem fêmeas alfa e vice-versa, especialmente nos relacionamentos heterossexuais. Como estive preparando minha conferência sobre a condição da mulher, para o congresso Gender and Tourism, na Universidade de Aveiro, conversei com o descolado e experiente psiquiatra e psicanalista Nelson Prado Rocchi, de Campinas (SP). Foi ele que deu uma olhada no meu texto para checar eventuais incorreções. 


Ele ainda me mandou umas anotações que achei interessantes e pedi autorização para reproduzir no blog. Não é o tema da minha conferência, mas já falei sobre isso nas minhas aulas sobre sociedade e mercado e penso ser interessante compartilhar. Essa é uma visão biológica, baseada da teoria da evolução de Charles Darwin, portanto essa visão não contempla o "amor", "romance" etc. Mas é muito válida e evita que se compre os famosos gatos(as) por lebres.



Autoria do texto a seguir: Nelson Prado Rocchi, 2012 

A ESCOLHA DAS MULHERES

     A - MACHO SUPERIOR (MachoAlfa)


      1 - Das Cavernas:  bonito, alto, forte, ágil, jovem, sarado, agressivo, esperto, simétrico[saudável], sexo vigoroso. Este tipo que reinou como único macho alfa por pelo menos 200 mil anos parece já estar inserido no DNA "cerebral" das mulheres, especialmente nas mulheres mais jovens. Nos últimos 2 mil anos ele parece ter entrado em certa decadência porque agilidade, altura e força muscular deixaram de ser importante na hierarquia dos homens.

     2 - Do Poder: habilidade e capacidade de mandar e de se fazer obedecer, especialmente em relação a outros homens. 

     3 - Do Prestígio/Status: habilidade e capacidade de obter aplausos, admiração de homens e mulheres, certo prazer exibicionista.

      4 - Do Ganho : habilidade, motivação e capacidade de ganhar dinheiro e  consequentemente de ser um provedor.

      5 - Da Inteligência,  Conhecimento e Informação: pode ser um cientista ou um pensador mas é necessário muita inteligência e cultura. 

     6 - Da Estética: um homem com muito senso artístico seja em artes escritas, visuais, auditivas e até gustativas e olfativas.

  
 NOTA: Infelizmente o cotidiano tende a erodir a grande maioria dos machos superiores principalmente se eles manejam mal a intimidade ou mostram facetas neuróticas ou narcísicas. Além de ser um macho alfa ele deverá permanentemente num relacionamento prolongado fazer a mulher "sonhar". Outro aspecto crucial é o macho alfa não se acomodar, ficar rotineiro e congelar o relacionamento - isto provoca lento, mas progressivo desinteresse e enfado nas mulheres que então começam a olhar para fora - é onde frequentemente aparece um terceiro. O macho alfa é um start sedutor, mas, deverá preencher na sequência (para um bom relacionamento prolongado) abaixo.


    B- CUIDADOS COM A FAMÍLIA



     1 - Continuidade e proteção: não abandona a mulher nem filhos, defende o território, protege de agressões, cuida da saúde e educação. Galinhão promíscuo não serve.

     2 - Provedor:

        a) de dinheiro  (pode ser por ganho próprio ou possuidor de herança): deve não só ter dinheiro como soltar o dinheiro e garantir a segurança econômica dela. Velho rico e miserável não pega nada!

      b) de possibilidade de subida social ou profissional da mulher. Se não ajudar, nada feito.



 NOTA: 1 - Muita infidelidade feminina ocorre na área do provedor.
            2 -  Macho superior velho com evidência de decadência ( proximidade da morte deduzida por sinais corporais, exemplo: assimetria, rugas, pele despregando, caminhar precário, etc) produz repulsa nas mulheres porque apesar de doar bons genes não oferece garantia de ser um bom protetor/provedor (morrerá antes e não cuidará do ninho e filhotes). Falha no ítem continuidade.


A ESCOLHA DOS HOMENS ( Fêmeas Alfa )


1 – sadias (não doentes, não aleijadas ou com defeitos genéticos evidentes) - simetria é um bom indicador de saúde - certa proporção na face - filhos sadios

2 - estrogênicas, isto é, “gostosa": além da simetria e de algumas proporções corporais (0,70 na divisão da cintura pela bunda) indicativas de saúde, osso malar desenvolvido, textura macia da pele e subcutâneo, cabelos sedosos e abundantes, cintura, peitos, bundas e coxas com certas medidas – tudo isso indica boa capacidade para reprodução.

3 - certa juventude que, junto com os acima, indica também boa capacidade para reprodução.

4 - não burra ou débil mental ou louca -  indica defeito genético provável, maternagem deficiente. Inteligência ajuda, mas não é muito importante, se não estiver associada com outros itens.

5 - carinhosa, meiga, terna - o que indica boa capacidade de maternagem.

6 - certa dependência - e nesse contexto uma certa tendência simbiótica que diminui a chance dela fazer um filho com outro e o não pai carregar os genes de outro.

7 - propensa a relação sexual - o que garante a produção de filhos

8 - sentir/pensar que ela o selecionou - isto garante fidelidade e é uma garantia de que os filhos serão dele


Nota: A Lilith é poderosa, mas não é alfa. Não preenche todos os critérios de alfa. A fêmea alfa é a que é escolhida por ter bons genes, ótimos cuidados maternos e que não ofereça muitos riscos de fazer filhotes por fora.

O alfa e a alfa são escolhidos pelo outro sexo.

Há mulheres cuja atração provém também do poder.


Mulher Alfa Moderna

1- Altamente feminina - não tem medo ou senso de inferioridade com relação as outras mulheres
2- Linda e gostosa
3- Relativamente jovem
4- Saudavel
5- Relativamente fiel - não promíscua sexualmente
6- Mente aberta - não dogmática
7- Com capacidade de formar forte vínculo duradouro
8- Gosta muito de sexo - não sente que sexo é vantagem dos homens nem se sente explorada pelos homens
9- Com capacidade de carinho e ternura - afetiva
10- Firme - sem babaquices românticas ou sentimentais - altamente realista - não tem medo de encarar a realidade
11- Humor estavel
12- Gosta, se relaciona e domina bem relacionamentos interpessoais (profissionais e amorosos)
13- Altamente empática, com boa capacidade de simbiose secundária (formar vínculo, entender a posição do outro, ser verdadeira, criar aliança mútua e história mútua) - não narcisista
14- Gosta e seleciona machos alfa.



  
Como diz Stoller: "Embora seja antiquado dizer que elas existem, não é segredo que há mulheres com feminilidade ricamente texturada e complexa, que corresponde ao critério que todos têm de saúde psíquica. A feminilidade delas é produto de sólida identidade sexual, identificações [ permanentes e não carregadas de conflito] com mulheres femininas bem sucedidas [amor e trabalho], e bem resolvida nos conflitos edipais [com pais e irmãos e irmãs] com domínio sobre esses temas [inferioridade, injustiça, ciúme, raiva do outro sexo, sensação de vítima]. Não precisamos duvidar disso; elas aceitam irrefletidamente e confortavelmente o fato de terem corpos femininos, que são fontes de prazer físico. Se casarem, decidirem e tiverem filhos, extrairão de sua feminilidade uma capacidade de ser mãe, na qual existe tão pouca hostilidade que, com a ajuda de seus maridos masculinos, criarão seus filhos para serem masculinos e suas filhas para serem femininas."






Para quem vai à folia, bom carnaval. Para quem fica mais tranquilo, boa diversão, viagem, curtição ou o que seja. Vou para Portugal e Espanha e farei postagens durante a viagem.












Um comentário:

Valeria Mariotti disse...

Adorei esse post, criativo, divertido e real!!!!