quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
2010
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
"Pensamento filosófico - um enfoque educacional" Lançamento virtual
Como é Natal, período de férias e festas, não haverá lançamento do livro, talvez apenas em março. Então, como é chato ficar olhando e lambendo a cria absolutamente só, fiz um lançamento virtual. Foi um dia perfeito. Peguei os livros, fiz uma montagem no lobby do hotel onde estou, fotografei e compartilho com vocês. Estou postando o blog no Crystal Plaza Shopping, após assistir Julie e Julia, um filme delicioso sobre blogs, livros, comida e amor.
É meu décimo-quinto livro, uma produção solo e o primeiro sobre filosofia.
Refletir, criticar, meditar e buscar o conhecimento das coisas e do mundo, especialmente o auto-conhecimento, o mais difícil dos saberes, faz parte do mundo da filosofia. O livro analisa uma trajetória do pensamento relacionada à produção do conhecimento e à sua transmissão, pela educação.
A viagem filosófica é uma das viagens que fazemos pelo mundo e pelo nosso ser, enquanto construímos nossas vidas e desfrutamos da existência.
Entre símbolos, imaginários e cenários, vivemos o tempo que nos foi concedido viver na Terra (mas ainda quero ir ao espaço).
Se perguntarem, mas você não escrevia sobre turismo? Continuo escrevendo, mas turismo, filosofia, é tudo viagem mesmo... Lembro que minha formação em turismo é paralela à minha formação em filosofia (licenciatura e mestrado em filosofia e doutorado em filosofia da educação). É tempo de voltar aos textos filosóficos, sem deixar os de turismo, entretenimento, viagens e outras delícias da vida.Serviço:
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
City Center Las Vegas



Um grupo de arquitetos desenhou os prédios e o urbanismo. Um deles é Cesar Pelli, famoso por ter desenhado as torres Petronas, em Kuala Lumpur. segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Natal, novamente

Esperança de algo mais legal, excitante e belo do que o cotidiano banal. Se bem que alguns dias são melhores que os outros e o cotidiano, para quem faz o que gosta, é tudo, menos banal.
Portanto que brilhem os enfeites e as cores, as formas e os estilos pós-estereotipados que cercam nossas existências.
É tempo de almoços, jantares e encontros com algumas pessoas. Acima estão Marcos e Laderlei conversando após um bacalhau honesto e um vinho adequado (a que, não sei).
Na mesma mesa, Timossi e eu rindo de nós e para nós, felizes após saciar a fome e os ouvidos ante tantos rumores e conversas pré-arquetípicas.
A rua Avanhadava (cetro, São Paulo) é um exemplo de discrição e postura sóbria natalina e de final de ano. Nada de over.
Já o buracão do metrô da Sé ostenta um cartaz da turma da Mônica jovem. Demorou 40 anos para essa molecada tornar-se adolescente. Antes tarde...

domingo, 13 de dezembro de 2009
Giovanetti e Coca-Cola - Um divórcio impossível
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Senac São Paulo - 20 anos de hotelaria superior


Uma parte do acervo ficou no salão do Centro de Convenções onde foram realizados os eventos no dia 7. Alunos, professores, funcionários e convidados compareceram para celebrar a história do curso e suas perspectivas para o futuro.
Flávia, Victor Hugo, Graziela e Ronaldo Barreto, todos da Hotelaria do Senac. Ronaldo é um veterano da área de Gastronomia e foi um dos homenageados da manhã.
Essas estatuetas representam o mensageiro, o garçom, o cozinheiro e a camareira, em uma visão antiga da área de hotelaria e pertence ao acervo dos hotéis.
Cardápio do Grande Hotel Campos de Jordão com pratos típicos de 1977: salada grega; canja; arroz a moda de Braga; filé a parmeggiana; arroz, feijão e salada; morangos com chantilly e café.
E finalmente as cinco estrelas do Guia do Estudante, muito merecidas e demonstradas.quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Epistemologia del turismo - estudios críticos
"Há alguns anos temos um grupo de investigadores nacionais e internacionais que estão preocupados com a produção do conhecimento no campo do turismo e isso tem gerado debates epistemológicos importantes.
Na busca de uma construção, que não apenas faça crítica ao conhecimento, mas sim que crie conhecimento crítico, há algum tempo abrimos uma chamada de artigos para publicação de um livro sobre epistemologia do turismo. A chamada foi liderada por mim e pelo prof. Dr. Marcelino Castillo Nechar, da Universidad Autónoma del Estado de México - UAEM, Toluca, México.
O resultado desse trabalho é a publicação do livro (EM ESPANHOL) “Epistemología del turismo: estúdios críticos”, que lançamos no dia 24 de novembro de 2009 em Toluca-MX, como parte da programação do V Seminario Internacional de Estudios Turísticos e do VII Foro de Investigación Turística.
O livro foi publicado pela Editora Trillas e também é fruto da parceria entre um grupo de investigadores da UAEM e um grupo de pesquisadores do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Seguem abaixo dados técnicos e o sumário do livro.
Título: Espistemología del turismo: estudios críticos
Páginas: 216; Capítulos: 11; Autores: 12
Editora: Trillas (http://www.etrillas.com.mx/etrillas/)
Valor: 40,00 reais [para compras no Brasil, por enquanto direto pelo email: panosso@usp.br (eu trouxe alguns exemplares...)].
Cap. 11. El concepto de turismo según la OMT - 174






