quarta-feira, 24 de junho de 2009

TRIP - primeiros jatos EMB175

Festas no pedaço.




Quarta-feira à noite. Hangar de entrega festiva da Embraer, em São José dos Campos (SP). Noite de orgulho para muita gente boa. No mês de junho, a TRIP Linhas Aéreas recebeu os três primeiros jatos Embraer 175, iniciando uma nova etapa em seus onze anos de vida.

Se um carro novo já traz cheirinho e emoção inéditas, imagine um avião a jato para 86 passageiros, de fabricação brasileira, financiado pelo BNDES e pelo Banco do Brasil (brasileiros) e abastecido pela BR Distribuidora. É um puro espetáculo nacional com o que o país tem de melhor.

Todos os que falaram na festa (seus donos, claro) elogiaram seu maior capital: os funcionários da Trip, aqui reunidos em frente ao novo avião da empresa.

Frederico Furtado, presidente da Embraer, entregou pessoalmente o novo avião para a Trip na pessoa de seu presidente, José Mario Caprioli. A Embraer está se beneficiando da crise atenuada no Brasil. Enquanto teve vários pedidos cancelados ou postergados no exterior, aqui a Azul e a Trip estão recebendo seus pedidos e colocando nos céus do país um jato mais confortável - acreditem - que os Boeings ou Airbus.

José Mário Caprioli chamou sua diretoria para o palco. Logo depois chamou todos os funcionários presentes. Isso não é conversa furada da presidência, ele age assim no cotidiano. Já o vi (está numa postagem sobre a Aviesp) com a mesma camisa da empresa que seus funcionários usam, junto a eles, recebendo as pessoas de maneira correta e sem frescuras. Alta gestão, sem neuroses.

Olha o conforto. Sem a terrível poltrona do meio, horror de todo passageiro. Sem contar que 86 pessoas embarcam e desembarcam mais rápido que 200 ou 300.

Desde o EMB 145 a Embraer tem desenvolvido jatos seguros, econômicos, modernos e ... lindos.
Até nos detalhes.
A holandesa KLM também usa os EMBs. Aqui está um 190, o segundo maior da serie (o 195 é o maior). 52 companhias aéreas de 34 países voam Embraer.


A Trip é composta por quatro vertentes: Caprioli, de Campinas, a empresa de ônibus que idealizou e criou a Trip; Aguia Branca, outra empresa rodoviária que tornou-se parceira; Total Linhas Aéreas, absorvida recentemente; e Sky West, acionista norte-americana, uma das maiores empresas regionais do mundo, sócia da Trip.

Da esquerda: Guilherme Alcorta (Panrotas), Antonio Augusto dos Santos e sua esposa, Antonia Caprioli (patriarcas da Caprioli); Leonardo e sua mãe, Alexandra Caprioli e José Mário Caprioli.

Lembro um dia na PUC-Campinas, a Alexandra (colega da universidade e amiga pessoal) me disse que seu irmão, José Mário, estava criando uma companhia aérea. No início com turbo-hélices (Brasília, também da Embraer), mas que sonhavam um dia ter jatos. O dia chegou. Dia de São João, 24 de junho. Aqui estamos entre amigos: Luiz Timossi (Orecap Campinas), Orlando Paschoal Junior, eu e Alexandra Caprioli.

Hoje a Trip serve 73 cidades. Em dois anos pretende atingir uma centena.

Laura Sancti (PUC), eu, Alexandra, seu marido Alberto e seu filho Leonardo. A turma de Campinas (SP) feliz em ver um empreendimento da cidade tornar-se nacional. O mundo que aguarde...

A festa rolou com boa bebida, comidinhas e o som de Seu Jorge.

Brindar com os velhos amigos que realizaram seus sonhos de uma forma correta, competente e serena ... priceless.

Onze anos depois a Trip vê realizado o sonho de atingir o patamar de equipamentos a jato para parte de suas rotas. Hoje são cinco jatos encomendados (três entregues), com opção para dez ou quinze. Que sejam dezenas.

Um comentário:

Andréa disse...

Adorei!!!
O máximo.

beijos

Obs - me fala quando vc viaja pra gente combinar algo.. please.