domingo, 21 de junho de 2009

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

Entre os dias 17 e 19 de junho aconteceu o Festival de Turismo em Foz do Iguaçu, uma cidade que merece ser visitada várias vezes por conta das cataratas, da natureza exuberante, das compras e da abertura de Itaipu à visitação turística.

Dessa vez as cataratas não estavam em pleno volume de água, mas tampouco estavam secas como já vi uma vez. O espetáculo das águas em movimento estava garantido.
Esse grupo é da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalvez (RS), curso de turismo, e nos encontramos na visita à hidrelétrica de Itaipu.


Os dias de outono estavam lindos e nada frios. Perfeitos para andar ao longo das passarelas e trilhas do Parque Nacional.



Foi um encontro internacional e, a arte acadêmica, foram palestrantes do Paraguai, Chile e Argentina. Na foto a Profa. Dra. Alicia B. Ledesma de Winger, da Universidade de Rosário em sua palestra sobre ética e organizações turísticas. Eu falei, na mesma mesa, sobre ética e hedonismo e o Prof. Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni falou sobre projetos especiais de turismo.

Encontrar amigos é algo solene e sublime. Mauro Cury (Unioeste, Foz do Iguaçu) nos convidou e nos recebeu em grande estilo, com seu bom humor e elegante informalidade; e Mário Beni (ao centro), meu colega da USP, uma referência perene.

A paisagem ajuda a perceber como são importantes as lutas pela defesa ambiental e conscientização da necessidade de proteger as belezas naturais do planeta.

Simone e Mauro Cury, professores da Unioeste, incorporam o sentido e o significado da palavra hospitalidade. Eles são garantia de um bom evento, boas conversas e, principalmente, boas risadas.

Entre Mário Beni (direita) e eu estão os colegas da Argentina e do Chile, como Mauro ao centro. Na foto os indefectíveis quatis do parque não são visiveis, mas perambulam por ali às dezenas muito tranquilos e conscientes de seu sólido status de habitantes privilegiados do parque.

3 comentários:

Unknown disse...

Trigo, que bom que gostou.
Obrigado pela presença brilhante e a exposição do Tema.
Receba meu abraço do tamanho da extensão das cataratas 2.700m.
Fica com Deus.

Unknown disse...

Olá Prof. Trigo! Foi uma grata surpresa encontrá-lo na visita à Itaipu!
O seu blog será visitado pelos nossos alunos do Curso de Turismo da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.
Abraços,
Profa. Laura Rudzewicz

Luiz Trigo disse...

Caros Mauro e Laura, foi realmente um prazer encontrá-los e participar do evento. Grande abraço.