Voltei de Recife semana passada mas não deu tempo de inserir as últimas fotos. Aqui estão.
Paço Alfândega é prédio histórico (veja a história acima) restaurado para servir de shopping central diferenciado. Há ótimos restaurantes, lojas de artesanato e produtos de grife e uma filial da livraria Cultura, bem ao lado.
E no chão do andar térreo está um mosaico com motivos de Ariano Suassuna. Quem ler o Romance da Pedra do Reino encontrará alguns desses símbolos.
O interior do casarão foi remodelado e transformado em um confortável centro de compras, alimentação e cultura. Com ar condicionado.
Aqui é o interior de uma das celas do antigo presídio, transformado em Casa da Cultura. Um infeliz, a alguns anos, queria derrubar o prédio por entender que era feio. Felizmente houve um movimento organziado para restaurar o presídio e abri-lo para visitação como um centro de cultura popular. Ao lado dos mercados de Salvador, Aracaju, Fortaleza e Natal, reúne milhares de produtos que epresentam a excitante produção cultural regional.
E finalmente, uma das igrejas da cidade, Madre de Deus, com sua decoração interna rica e solene. O centro de Recife, assim como as áreas centrais de Salvador, Rio de Janeiro, São Luís e até de São Paulo, possuem segredos arquitetônicos e culturais que merecem uma exploração minucosa em meio a ruas estreitas, prédios antigos e lojas diferenciadas graças aos seus produtos específicos. Andar pelas ruas urbanas brasileiras, em pleno clima tropical, é experimentar uma sensação única da atmosfera sul-americana.
Oi, Trigo!
ResponderExcluirEspero que tenha se divertido bastante em Recife! É um lugar maravilhoso!
Pude acompanhar pelo seu blog todos os lugares que você passou e registrou fotografando! Adorei as descrições, matou um pouquinho da curiosidade. Espero poder conhecer este pedaço do Brasil um dia...
Parabéns pelos posts e obrigada por compartilhar conosco!
Beijos,
Beatriz