sábado, 20 de novembro de 2010

O drama dos aeroportos brasileiros - o caso omisso de Viracopos

Confira minha entrevista na CBN (22/11/2010, 10h10), no programa do Heródoto Barbeiro, sobre o possível caos aéreo brasileiro do final de ano que já foi devidamente anunciado:


Jornal da CBN

Desde 2007, quase nada foi feito para mudar estrutura que gerou a crise aérea



Entrevista com Luiz Trigo, professor do curso de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP)



http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2010/11/22/DESDE-2007-QUASE-NADA-FOI-FEITO-PARA-MUDAR-ESTRUTURA-QUE-GEROU-A-CRISE-AEREA.htm



E essa notícia saiu no dia 19 de novembro, em toda a mídia:

A principal associação mundial de companhias aéreas censurou ontem o Brasil por deficiências de infraestrutura que ameaçam o fluxo de passageiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a que cresce mais rápido, mas sua infraestrutura é um desastre crescente", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, em discurso distribuído à imprensa.
Bisignani, que falou no fórum da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe, no Panamá, alertou para a demanda que virá com os megaeventos esportivos e exortou autoridades e empresas nacionais a prepararem um plano "se quiserem evitar vexame".
"O relógio está correndo e eu não vejo muito progresso", afirmou. "Dos 20 maiores aeroportos domésticos do Brasil, 13 não conseguem acomodar as demandas em seus terminais. E a situação em São Paulo é crítica."
A maior preocupação da Iata é o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A associação criticou a decisão da Infraero, depois revertida, de fechar uma das pistas no próximo ano. A capacidade atual do aeroporto é insuficiente para o crescimento da demanda.


Fontehttp://www1.folha.uol.com.br/mercado/832952-aeroporto-no-brasil-e-desastre-diz-associacao-mundial-de-aereas.shtml


No dia seguinte, 20 de novembro (sábado), o jornal Correio Popular, de Campinas (SP) publicou uma matéria sobre o aeroporto de Viracopos. No mês de outubro o aeroporto campineiro teve um público recorde de 500 mil pessoas, graças às operações da Azul, que fez de Campinas seu hub; da Trip, cuja origem é Campinas; e de outras companhias aéreas como Gol e Tam. Foram 4.364.651 embarques e desembarques por ano, em condições sofríveis, como demonstrarei a seguir. A FIFA está preocupada com as condições aeroportuárias brasileiras, a imprensa estrangeira idem, alguns brasileiros conscientes e que sabem o que é qualidade em transportes também se preocupam. E a Infraero? Veja a declaração da superintendente de Viracopos, Lilian Ratto Neves ao jornal (Correio Popular, 20/11/2010, p. A4): "Lilian lembrou que, mesmo com o recorde de 500 mil pessoas em outubro, o aeroporto atendeu bem ao público e às companhias aéreas"



Esse é o problema. As autoridades (sic) insistem em não ver que o seu serviço é péssimo, abaixo de qualquer expectativa decente contemporânea no que se refere a transportes. Esse, acima, é o aeroporto. Um grande salão com alguns serviços e um monte de gente em áreas improvisadas. Não há pontes de embarque, o estacionamento é uma bagunça, sem sinalização e chão de terra batida, parece um desses estacionamentos de raves (sem querer ofender as raves). Improvisação pura e porca.



Está com dor de cabeça, enjôo, cólica ou quer comprar algum item higiênico na farmácia?



Não tem. Pode embarcar com seus desconfortos físicos e necessidades não satisfeitas porque ...


... a Anvisa interditou a única farmácia de Viracopos. Passageiros e funcionários que se danem, afinal farmácia é supérfluo na cabeça dos burocratas que pensam administrar o aeroporto.


Em uma das cabeceiras a cena comum a vários aeroportos brasileiros (como Brasília): aviões abandonados, jogados ali como se fosse um lixo aeronáutico.


Os jatos estão por meses a fio abandonados.


O posto de informações  turísticas da Prefeitura de Campinas não está conectado à internet, não faz reserva de hotéis e as únicas informações são uns folhetos e mapinhas. Pobreza.



Então, dona Lilian, que tal a senhora e seus amigos da Infraero saberem que existem coisas decentes pelo mundo? Acima o exemplo de transporte intermodal em Amsterdam. Os trens unem a cidade ao aeroporto Schipol e o sistema de barcos está aa lado da estação central.


O hotel Íbis da Centraal Station ficou pequeno e as autoridades autorizaram que o segundo bloco fosse construído SOBRE os trilhos, bem ao lado da estação. Isso é inovação e articulação decente.


Essa foto tirei de uma das janelas da lateral do hotel, os trens passam bem embaixo, claro que as paredes e janelas têm isolante acústico.


Esse é um dos saguões do aeroporto de Hangzhou, na China. Básico.


Essa é a parte externa do aeroporto de Kuala Lumpur, Malásia. No subsolo do aeroporto está o KLIA (Kuala Lumpur International Express), um trem super-confortavel que liga o aeroporto à estação central em 28 minutos. 


Jardins bonitos, né?


Fazem parte das áreas internas do aeroporto de Bankok, Tailândia. Desde esse ano um trem elevado liga o aeroporto ao centro da cidade.


Os saguões são amplos, iluminados e confortáveis e as áreas de entrega de bagagens são imensas. Note que são países emergentes, tão carentes quanto o Brasil (ou muito mais), porém valorizam o turismo e seus meios de transportes.


Hong Kong. Um dos melhores aeroportos do mundo. Na foto vê-se uma ínfima parte do complexo. Pode-se passar horas passeando, comprando, comendo ou curtindo as horas de espera do voo. Os desembarques internacionais são feitos em 15 ou 20 minutos, nada comparável ao aeroporto de Guarulhos (SP), onde demora-se entre duas a três horas para sair no desembarque internacional. Trens? Nem pensar, no Brasil é um tabu facilitar o acesso aeroportuário. 

Então, dona Lilian, o aeroporto de Viracopos, e a maior parte dos aeroportos brasileiros, NÃO atende bem nem os passageiros e nem as companhias aéreas. Afinal, qual parte da frase "os aeroportos brasileiros são muito ruins" a Infraero não consegue entender?

3 comentários:

  1. Ola Trigo, realmente a estrutura de Viracopos está muito aquém do desejavel, no começo de outubro cheguei de Lisboa e tivemos que aguardar por um unico onibus que fazia o traslado ate o terminal - como as vezes acontece na Portela; tivemos que esperar um unico funcionario da PF fazer a imigração, esperar duas horas pelas malas que passava numa misera esteira, que ora estava repleta, ora um funcionario retirava as malas e colocava-as de lado. Isso sem contar a falta de fiscalização de bagagem.

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  2. Boa tarde Prof. Luiz Trigo,
    Estou em BH e a situação do aeroporto de Confins ainda é critica.
    Gostei muito da seu entrevista na CBN hoje pela manha, mas fiquei curioso em saber sobre qual cia. aerea do Brasil o sr. se referia em especial.
    Att,

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  3. A cia. aérea a que me referi na entrevista que é uma droga é a Webjet, já fiz postagem sobre ela neste blog.

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