Cachoeiro de Itapemirim possui dezenas de locais para extração e processamento de mármore granito. Algo importante e que dá lucros, mas que arrebenta o meio ambiente. Visitei uma empresa modelo, que exporta granito para o exterior (EUA, Dubai, Europa, China...) e usa tecnologia que dá segurança aos trabalhadores e protege a natureza. É a Pemagran (www.pemagran.com.br) que nos recebeu na area, abriu para visitas deixou tirar fotos e ainda degustamos uma aguardente da boa com o dono.
Enquanto outras processadoras de pedras usam explosivos (isso às vezes atinge os trabalhadores ferindo-os gravemente), a Pemagran usa fios adiamantados ou perfuradeiras especiais. Há robôes e máquinas automáticas para cortar, polir, transportar e armazenar as placas de granito que pesam, em média uns 300 quilos cada.
Uma visita para vislumbrar a beleza perene das pedras polidas para decoração de interiores e de como a alta tecnologia e os cuidados ambientais podem ser lucrativos e sustentáveis. É uma pena que essa realidade não seja a regra, e sim a exceção, nas áreas de extração mineralógica no país.
Agradeço a equipe da São Camilo e da Pemagran que possibilitaram essa visita.
Muito bom ver coisas boas sobre Cachoeiro na grande rede. Parabens pela palestra no Congresso.
ResponderExcluir