Com 73 conceitos bem discutidos e dividido em seis partes, o novo livro de Alexandre Panosso Netto (EACH/USP) e Guilherme Lohmann (ex-EACH/USP e agora na Universidade do Havaí) traz uma ampla teia teórica articulada e atualizada sobre o turismo, no Brasil e nos principais centros de pesquisa ocidentais.
O livro foi publicado pela Aleph, uma editora que continua a acreditar na área, apóia diretamente os eventos acadêmicos e investe nesta nova fase da configuração da pesquisa e produção teórica do turismo no Brasil. Sem contar que a Aleph também arrasa numa área deliciosa que é a ficção cientifica. Ler Phillip Dick, por exemplo, em sua bem cuidadas traduções é outra deliciosa viagem.
A viagem teórica de Lohmann e Panosso, analisando autores, conceitos e métodos, faz seis paradas ao longo das quase quinhentas páginas:
Teorias, sistemas e modelos
Conceitos
Disciplinas
O turista
Intermediação, distribuição e viagens
O destino turístico
Resultado de pesquisa ao longo de alguns anos, o texto traz aos estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais material para consulta e ampliação de seus horizontes teóricos. Tive o prazer, juntamente com o colega Marcelo Vilela, de fazer a revisão técnica do livro.
Boa leitura.