segunda-feira, 3 de março de 2008

"Regulamentação é para perdedores", e é mesmo

A Profa. Mariana Aldrigui, presidente da ABBTUR SP, professora da USP e moça muito descolada, criou a comunidade "Regulamentação é para perdedores" no Orkut. Adorei! A gente precisa acabar com a babaquice institucionalizada de mendigar favores para o governo e a sociedade. Eu fico com vergonha quando em congresso ou reuniões alguém propõe essa porcaria que já teve importância a trinta anos atrás. Eu aprendi algo nesses 30 anos. Primeiro que Sócrates estava certo e que sei muito pouco, preciso sempre aprender. Depois aprendi a confiar no meu taco, disputar território, angariar aliados, ampliar o campo de batalha (dá-lhe Houllebecq). E enfrentar a babaquice conceitual e atrasada.
Cansei dessa bostinha renitente . O Stephan Kkanitz (ligado ao terceiro setor e formação empresarial) escreveu que a gente precisa denunciar o que é bull shit. Concordo. Regulamentação do turismólogo é bull shit. Eu quero é trabalhar em todos os campos, invadir outras praias, fazer do turismo um campo cada vez mais complexo, interdisciplinar e cheio de vida e tesão. Ganhar espaço pela competência profissional, ética e capacidade de melhorar a sociedade e o mundo onde vivemos e não com uma leizinha que nunca sairá e que ninguém respeitaria porque seria absurda.
Se você está de bem com a vida, confia no seu taco, quer a m p l i a r nossa área, entre para a comunidade. Fale, escreva, divulgue, comente, critique, vá à luta.
No more bull shit. No more cheap talk. Go for it!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Trigo!

    Concordo plenamente com o seu ponto de vista. A tal regulamentação é para pessoas acomodadas, que querem ganhar um "salário", e coisas desse tipo.

    Turismo é um campo moderno, não combina com CLT, etc.

    Viva a Livre Iniciativa!

    Daniel Wagner
    Ponta Grossa - PR
    hotelplanalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor, encontrei seu blog através do orkut. Respeito seu ponto de vista mas discordo.

    Atuo plenamente no setor e nunca precisei da regulamentação para ser reconhecida e conquistar meu espaço, minha competência e atitude falou pelo meu título de turismóloga.

    No entanto, a regulamentação vai além do bom salário ou de se arrumar um emprego.

    Vivemos em um país onde há Leis... e diga-se de passagem milhaaaaares delas. Existe tb HIERARQUIA (infelizmente).

    A Regulamentação se faz necessária não pra dizer ao mercado: "Você é OBRIGADO a aceitá-lo pq ele é turismólogo", mas pra dizer: "Mercado, além dos outros profissionais, você também pode optar pelo Turismólogo ele tem formação suficiente para lhe atender".

    Infelizmente meu caro professor, no país onde viviemos, para os órgãos públicos e para gozar de certos benefícios faz-se necessário SER REGULAMENTADO.

    Só para ilustrar, certa vez ouvi de uma chefe de departamento do meio ambiente da minha cidade (uma engenheira) olhar para minha cara com desdenho e questionar: "O que turismo tem a ver com meio ambiente?"...

    Por esta e outras, o turismólgo do Brasil precisa ser regulamentado

    (PS: desculpe os erros de ortografia, a pressa em escrever foi maior)

    Sylvânia Maciel
    Turismóloga e a favor da regulamentação.

    PS: postei algo mais na comunidade "Regulamentação é para perdedores"

    ResponderExcluir